Passar para o conteúdo principal

Ivan Junqueira

© Rui Sousa

Ivan Junqueira é poeta, ensaísta e tradutor. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 2000 (cadeira 37), presidiu a Casa de Machado no biênio 2004/2005 e atualmente é o seu secretário-geral. Nascido no Rio de Janeiro em 1934, estudou Medicina e Filosofia, iniciando-se no jornalismo em 1962. Foi diretor do Centro de Informações das Nações Unidas no Rio (1970-1977) e pertenceu aos quadros da Fundação Getúlio Vargas, da Fundação Nacional de Artes Cênicas e da Fundação Nacional de Arte. Editor executivo das revistas Piracema e Poesia Sempre, foi ainda assessor de projetos especiais da Fundação Biblioteca Nacional. Sua obra inclui 34 títulos, nas áreas de poesia, ensaísmo, crítica literária e tradução, os quais lhe valeram 15 prêmios literários, entre eles os da Câmara Brasileira do Livro (Jabuti), do Instituto Nacional do Livro, da Associação Paulista de Críticos de Arte, da Academia Brasileira de Letras, do Pen Club do Brasil, da Fundação Biblioteca Nacional e da União Brasileira de Escritores.

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.