Lêdo Ivo

Lêdo Ivo nasceu em Maceió, Alagoas, no Nordeste brasileiro, em 1924.

Em 1943 se mudou para o Rio de Janeiro, prosseguindo na carreira jornalística iniciada na terra natal. Formado em Direito, jamais advogou. Estreou em 1944 com As Imaginações, livro de poemas hoje considerado o divisor de águas entre a geração modernista, que se destacava pelo seu espírito  iconoclasta e negação do passado, e uma nova geração – a de 45 – caracterizada pela preocupação  estética e construtivista, rigor na composição do poema e redescoberta das qrandes tradições poéticas do Ocidente.

Ao rigor e exatidão de sua geração formalista Lêdo Ivo acrescenta, em sua vasta obra poética ( hoje reunida em Poesia Completa, 1.100 páginas, editora Topbooks) elementos diferenciadores como o cultivo do verso longo e uma linguagem encantatória, além do cultivo do soneto. Outro nítido elemento diferenciador é a celebração da terra natal, neste poeta que desde a juventude em Paris mais viaja pelo mundo, como representante do Brasil em festivais internacionais de Poesia.

Sua obra, especialmente a poética, tem sido traduzida e publicada em numerosos países e idiomas. Além de poeta, é romancista e ensaísta. É um dos escritores brasileiros mais premiados e pertence à Academia Brasileira de Letras.