Para trabalhos de alunos – conto e ilustração – do 4.º ano do Ensino Básico, o prémio contou, este ano, com a participação de 56 escolas.
O Prémio, atribuído pela primeira vez em 2009, visa estimular a criação literária, especialmente o desenvolvimento da comunicação escrita, e destina-se a trabalhos colectivos (realizados por todos os alunos de uma turma e supervisionados por um docente), em língua portuguesa, com um mínimo de três e um máximo de cinco páginas. Cada Escola pôde concorrer com o máximo de dois trabalhos por turma.
À escola de onde seja proveniente o Conto Infantil Ilustrado que fique classificado em primeiro lugar é atribuído um prémio de 1000 euros, 500 ao segundo e 250 ao terceiro.
Os melhores trabalhos são depois publicados em livro pela Porto Editora, sendo que em Setembro de 2010 foi apresentado o segundo volume de Contos Infantis Ilustrados que incluiu os trabalhos premiados no concurso da edição anterior.
As escolas vencedoras em 2010 foram: Jardim-Escola João de Deus, de Agra, Salreu, Estarreja (1º. Lugar); Escola EB 1 de Ferreiros, Baguim do Monte, Gondomar (2º. Lugar) e Escola EB 1 Monte, de Touguinhó, Vila do Conde (3º. Lugar). Foram ainda atribuídas menções honrosas à Escola EB1/JI de Arcozelo, Água Longa, Santo Tirso, pelo texto, e à Escola Europeia do Luxemburgo – Lux I, pela ilustração.
À semelhança dos outros prémios literários, os vencedores serão conhecidos na Cerimónia de Abertura do XII Correntes d’Escritas.