O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, marcou presença no certame, ontem à tarde.

O edil começou por recordar que “há seis, naquele lugar, não existia rigorosamente nada. Nos últimos seis anos criou-se aqui um polo e centro de atividades para todos aqueles da freguesia e de fora dela pretendem vir até cá mostrar aquilo que fazem e o que têm, o que de mais genuíno o nosso concelho tem para mostrar aos outros”.

Aires Pereira referiu-se ainda à primeira edição deste evento, em que as condições meteorológicas nos dias anteriores não foram as melhores: “choveu copiosamente e tivemos que pôr areia porque a relva ainda não estava crescida e quase que tínhamos de vir de botas de água”.

O Presidente da Câmara manifestou ainda o enorme orgulho que sentia em ter o Rancho Folclórico Poveiro a animar a Feira, “aquele que representa todo o concelho e nos tem representado nos mais variados cantos do mundo mostrando aquilo que são as nossas tradições e o nosso folclore”.

Aires Pereira transmitiu que “um povo que não preza a sua história, dificilmente terá futuro. E é isso que nós aqui também fazemos. Não podemos deixar de dizer onde nascemos e só através deste tipo de manifestações é que podemos passar às gerações vindouras aquilo que de muito tem o nosso país e a nossa história. ”.

O edil fez ainda um agradecimento especial à Junta de Freguesia e “a todos aqueles que do comércio local fazem com que seja possível organizar esta Feira de Artesanato. A Câmara tem o papel mais fácil: criar as condições logísticas para que tudo aconteça mas isto só acontece porque as pessoas, e em grande número, cada vez mais aqui estão e dizem que sim à Feira de Artesanato das Fontainhas. Bem-haja a todos aqueles que preservam as nossas tradições e fazem delas a forma de divulgar o nosso país”.

Aires Pereira saudou também o Rancho Folclórico S. Pedro de Rates por aquilo que representa na cultura e naquilo que é o interior agrícola do nosso concelho, realçando a importância do setor agrícola.

O Presidente da Junta de Freguesia de Balasar, José Araújo, agradeceu à Câmara Municipal pelo apoio dado a esta iniciativa, às associações, aos participantes e, acima de tudo, ao público que tem crescido nos últimos anos.

Também Luciana Leitão e Henrique Costa, impulsionadores da Feira de Gastronomia e Artesanato de Balasar, agradecerem o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia na realização do evento.

A tarde foi de folclore a cargo do Rancho Poveiro e do Rancho de S. Pedro de Rates.