O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, explicou que “a compra do imóvel foi baseada em duas perspetivas: a primeira é garantir a possibilidade de virmos a fazer um acesso a partir da Avenida Mousinho de Albuquerque, fundamentalmente a partir do parque de estacionamento subterrâneo até à frente do Cine-Teatro Garrett uma vez que até hoje ainda não foi possível garantir esse acesso; a segunda refere-se às cargas e descargas e acesso de viaturas pesadas para o interior”.

Neste sentido, transmitiu que “a Câmara Municipal não poderia deixar esta oportunidade de exercer o direito de adquirir esta parcela e criar melhores condições para o funcionamento do Cine-Teatro Garrett em fases distintas”. Aires Pereira revelou que “só precisamos do piso térreo e, assim sendo, a Câmara ainda fica em condições de vir a alienar a parte superior nomeadamente quando vier a ser apresentado o projeto vizinho que pode ser feito em conjunto e a Câmara ainda há-de vir a fazer a verba que investiu nesta altura”.

O edil falou ainda da possibilidade de, futuramente, a Câmara vir a adquirir outro terreno, uma casa na Rua José Malgueira, confrontante com o Cine-Teatro Garrett. Com esta aquisição, “passamos a ter um acesso lateral que desemboca na entrada principal do Cine-Teatro Garrett”.

Foram aprovadas quatro propostas de reconhecimento de interesse público municipal – regularização de instalações pecuárias. Sobre este processo de regularização, o Presidente da Câmara revelou que “ainda existem propostas que já foram à reunião do executivo e que irão à última sessão de Assembleia para chegarmos ao fim do ano com todos os casos resolvidos”. Aires Pereira revelou que o processo tem sido “muito positivo porque tem permitido às pessoas legalizar situações de facto que existem. A Câmara e a Assembleia Municipal dão um parecer positivo para a instrução de processo. As entidades competentes para o efeito aprovam o projeto e depois remetem para a Câmara Municipal para o licenciamento final. Trata-se de uma tramitação ainda algo demorada”. O edil acrescentou que “este processo permitiu perceber as explorações que vão permanecer e as que entretanto foram desaparecendo”.

Foi aprovada a abertura do concurso público para a adjudicação da empreitada da obra denominada “Construção do Campo de Futebol de Balasar – edifício de apoio e recinto desportivo”. Sobre esta empreitada, Aires Pereira transmitiu que “se tudo correr com normalidade, teremos condições para no início de janeiro termos obra no terreno”.

Paulo João Silva e Carlos Maçães foram eleitos como Presidente de Junta de Freguesia e substituto, respetivamente, para integrar o XXIII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em representação das freguesias do Município da Póvoa de Varzim.