A realização deste Colóquio Comemorativo visa criar um momento público de enaltecimento do projeto e documentar para a posteridade o processo evolutivo do mesmo, que hoje em dia reúne um envolvimento superior a meio milhar de agentes desportivos em representação de dez instituições associativas.

O Assessor do Pelouro do Desporto, Jorge Castro Lopes, vai proceder à abertura do evento, que vai contar com as intervenções de Dimas Pinto, professor universitário e formador; João Santos, coordenador deste Plano de Desenvolvimento; Sérgio Cupertino de Miranda, Presidente da Associação de Ténis de Mesa do Porto; Pedro Moura, Presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa; Isidro Borges, presidente do Clube de Ténis de Mesa de Mirandela; Mário Pedro Couto, treinador do Ala de Gondomar e formador e Pedro Rufino, melhor treinador Mundial e campeão Europeu 2014.

O Colóquio vai contar com a participação dos atletas Campeões Europeus e Atletas Olímpicos 2016 da modalidade. Serão prestadas diversas homenagens a atletas, treinadores, dirigentes e imprensa ligada à modalidade. De seguida, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, irá discursar e finalizar o Colóquio Comemorativo.

A preceder a abertura do evento, às 16h30, será inaugurada uma exposição temática sobre o historial deste projeto. O Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa surgiu em setembro de 1991, através do então denominado “Grupo de Apoio ao Desporto”, constituído pelos professores Dimas Pinto, Pedro Falé e Jorge Castro Lopes. Esta iniciativa municipal pretendia promover e divulgar o Ténis de Mesa, como consequência de dados recolhidos na elaboração de um trabalho de investigação designado de “Carta Desportiva”. Nestes 25 anos, atingiu um elevado âmbito de intervenção, sendo atualmente um projeto âncora da Autarquia e apoiado pelas instituições associativas e federativas que o catalogaram de “interesse coletivo”.