No evento, e com a presença de Entidades Oficiais a integrar a Comissão de Honra, como o Presidente do Governo da Galiza, o Secretário de Estado da Cultura de Portugal e os Deputados Europeus ligados à Comissão Europeia do Caminho de Santiago, serão debatidos temas ligados ao Turismo e à melhoria dos caminhos de Santiago.

Durante o Colóquio estarão em análise temas como a criação de um Centro de Estudos dedicado ao Caminho de Santiago, a sinalização do Caminho, o enquadramento do Caminho num Turismo sustentado e a sua importância nas relações entre o Norte de Portugal e a Galiza, assim como a criação de um Curso, ou Unidade Curricular de nível universitário, onde será estudado o Caminho.

A sessão inaugural realiza-se pelas 10h00 do dia 28. E às 11h00 realiza-se a 1ª sessão de trabalhos, que contará com as intervenções de: Prof. Dr. Francisco Singul (do Plan Xacobeo), Drª Deolinda Carneiro e Dr. José Flores Gomes (do Museu Municipal da Póvoa de Varzim) e ainda do Prof. Dr. José Maia Marques (docente no IUMAI).

Depois do almoço, a 2ª sessão de trabalhos começa às 14h30 com as intervenções de: Dr. Carlos Madaleno (da C.M. Covilhã), Profª Drª  Maria José Magalhães e Prof. Dr. Sérgio Tenreiro (da Universidade Católica – Braga) e Dr. Paulo Sá Machado (Comissário Geral do Colóquio “Caminhos de Santiago por Rates”).

Após um intervalo, tem lugar a 3ª sessão de trabalhos do Colóquio com os intervenientes: Dr. Pedro Sousa (docente do CIP do Feal A Coruña), Drª Paula Ramalho (da C.M. de V.N. Cerveira), Dr. Joel Cleto (da C.M. Matosinhos) e Prof. Dr. Xosé Lopez (da Universidade da Coruña).

No dia seguinte, sábado, 29, às 10h00, realiza-se a última sessão de trabalhos deste evento, que contará com as preleções de: Dr. Varico Pereira (docente no IUMAI), Prof. Dr. Brochado de Almeida (docente da UP e ISMAI) e Prof. Dr. Manuel Rodriguez (docente na Universidade de Santiago).

Às 12h00, há a sessão de encerramento, onde serão apresentadas as conclusões do Colóquio Internacional, a que se seguirá um almoço final de confraternização.

Ainda no âmbito deste debate, está patente desde o dia 20, no Núcleo Museológico de Rates, uma exposição de Estatuetas de Santiago e Literatura, da coleção particular do Dr. Paulo Sá Machado.

A mostra poderá ser visitada até 5 de Dezembro.

Esta organização conta com os apoios da Junta de Freguesia de Rates, da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e ainda do Turismo do Porto e Norte de Portugal.