O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, explicou que “pela primeira vez atingimos um nível de realização da despesa de 91,5% e uma realização da receita de 92,4%”. Segundo o autarca, “a gestão de 2013 terminou com um resultado líquido positivo de 2,3 milhões de euros”.

Aires Pereira revelou, também, que, em relação a 2012, a autarquia conseguiu baixar a despesa total em 1,8 milhões, fixando-se num total de 45,5 milhões de euros.

Segundo os números apresentados, a Câmara da Póvoa de Varzim conseguiu baixar, nos últimos cinco anos 34 milhões de euros de euros ao seu passivo, tendo, atualmente, uma capacidade de endividamento de 9,3 milhões de euros. A dívida total do município – a curto, médio e longo prazo – fixa-se nos 23 milhões de euros.

A Despesa Corrente diminuiu 485 mil euros, muito embora, em consequência da reposição do pagamento de subsídios de férias e Natal à totalidade dos funcionários, tenham sido desembolsados 660 mil euros. Nos últimos cinco anos, o número de funcionários diminuiu para 698, ou seja, menos 102, e as despesas com pessoal reduziram 1,9 milhões de euros.

Quanto à Capacidade de Endividamento Líquido do município é, atualmente, de 9,2 milhões de euros.

Aires Pereira afirmou, ainda, que o município está a pagar as suas contas a 55 dias.

O líder da autarquia, Aires Pereira, falou em “números muito positivos que refletem o trabalho e rigor das opções tomadas nas últimas duas décadas”.