A Irondog Challenge 2019, prova de corrida e obstáculos dirigida a cães e aos seus tutores, é uma organização do Grupo Operacional de Busca e Salvamento (GOBS), em parceria com a Prozis e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A Vereadora Sílvia Costa esteve presente no evento, em representação da Câmara Municipal.

Na zona do Rates Park e áreas envolventes, ao longo dos 8 quilómetros de corrida no monte, houve cerca de 12 obstáculos. O Irondog Challenge contou com quatro provas distintas: Irondog Hard – 8km, Irondog Soft – 5km, Irondog Kids – 2km e também a Cãominhada de 5km para quem quiser apenas dar um passeio. As provas Irondog Hard, Soft e Kids tiveram carácter competitivo, tendo como objetivo transpor todos os obstáculos no menor tempo possível. A Cãominhada foi meramente lúdica.

Durante o evento decorreu ainda uma Campanha de Adoção de Animais do CROAC – Centro de Recolha de Animais de Companhia.

Uma percentagem da inscrição na prova reverteu a favor do MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual.

Aurora Cunha, antiga atleta internacional de atletismo, e Miguel Matos, médico veterinário, foram os padrinhos do evento.