Carapau, dourada, linguado, robalo, a variedade é grande. Basta escolher e saborear num dos restaurantes aderentes. E sã eles: Albatroz, Alto-Mar, Amigos Canastra, Belo Horizonte, Bodegão, Cais, Campino, Cego do Maio, Costa, Franganito 2, Franganito 3, Ibérica, Lapa, Nosso Café, Pátio, Quebra Mar, Recife, Romero, Santo André – Estalagem, Santo André – Restaurante, São Miguel, Sargaço, Tacho, Táxi, Três Rapazes – Aver-o-Mar, Três Rapazes – Rates, Trinta e um de Janeiro, Vela Atlântica e Veromar.

As receitas para confeccionar um bom peixe grelhado são tão variadas quantas as espécies de peixe. No entanto, deixamos aqui uma das muitas possíveis. São necessários um peixe inteiro por pessoa, limão, batatas, cebola, salsa, azeite, vinagre, sal e legumes a gosto. Amanha-se o peixe e tempera-se com sal e limão. Leva-se à grelha. Entretanto preparam-se as batatas cozendo-as com casca. Quando estiverem cozidas levam-se à grelha e dá-se um murro em cada uma das batatas e espera-se que queimem um pouquinho. Num tacho à parte cozem-se em água e sal os legumes seleccionados, escorrem-se, cortam-se e salteiam-se com azeite e alho, rectificando-se o sal.

Para o molho verde pica-se uma cebola pequena, um ramo pequeno de salsa, azeite, vinagre e sal, misturam-se todos os ingredientes e está pronto a servir. Numa telha expõe-se o peixe ao centro ladeado de batatas de um lado e os legumes do outro e rega-se tudo com molho verde.

Ao saborear um peixe grelhado num dos restaurantes aderentes, os clientes habilitam-se a um sorteio, cujo prémio é um fim-de-semana numa Pousada de Portugal. Para tal, basta preencher o cupão no momento da refeição. O sorteio decorre no Posto de Turismo, às 16h00 de dia 5 de Agosto.