Poderá provar esta receita nos seguintes estabelecimentos: Amigos da Canastra; Belo Horizonte; Bodegão; Cais; Campino; Costa; Ibérica; Manjar dos Leitões; Marcelino; Nosso Café; Pátio; Quebra-Mar; Recife; Romero; Santo André – Estalagem; Santo André – Restaurante; São Miguel; Tacho; Táxi; Três Rapazes – Aver-o-Mar; Três Rapazes – Rates; Trinta e Um de Janeiro; Vela Atlântica.

Para confeccionar esta iguaria, que só encontra na Póvoa de Varzim, corte a pescada em postas de cinco centímetros de espessura, depois de escamada e lavada. Tempere com sal e deixe repousar. Em seguida, lave o peixe e coloque em água fria enquanto se leva ao lume um tacho com água. Assim que esta começar a ferver, introduza as batatas, os grelos, as cenouras, os ovos e uma folha de louro. Cinco minutos depois junte a pescada. Quando esta estiver cozida retire as postas cuidadosamente com uma escumadeira para não se desfazerem. Entretanto, corte o pão em fatias e leve ao forno a torrar. Para o molho fervido, deite a cebola picada num tacho com o azeite e o colorau, deixe ferver um pouco e, por fim, junte o vinagre.

Numa travessa redonda de barro coloque o pão torrado e, por cima, disponha as postas de pescada com os legumes e os ovos cortados a meio. Regue abundantemente com o molho fervido e tape com outra travessa igual. As duas travessas são embrulhadas num guardanapo de pano cujas pontas são atadas para cima.