A Vereadora da Coesão Social esteve presente na sessão e referiu-se à importância que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim atribui à saúde mental. “A implementação deste projeto é pioneira na Área Metropolitana do Porto, pelo que é, para nós, muito recompensador ver o alcance e interesse que tem suscitado junto da comunidade”, referiu.

O “Bicho 7 Cabeças” é um projeto criado pelo Município da Póvoa de Varzim em conjunto com o Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (IPP), há dois anos. O objetivo foi o de promover os níveis de literacia em saúde mental da população poveira, enquanto prioridade determinada nos sucessivos Planos Nacionais de Saúde Mental.

Para Andrea Silva, “é fundamental que se passe a mensagem, junto das nossas crianças e jovens, que a doença mental não é um Bicho de 7 cabeças”, mas também é crucial que não se esqueça da população mais idosa neste âmbito. O Município da Póvoa de Varzim, através da criação de centros ocupacionais para idosos em cada freguesia, tem investido de forma contínua no fomento da intergeracionalidade e no combate à exclusão na terceira idade. 

Esta formação surge no âmbito de um projeto social do Município da Póvoa de Varzim, projeto AtivaMente do PAOITI – Plano de Ação das Operações Integradas em Territórios de Intervenção financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. O Município da Póvoa de Varzim tem, neste momento, um investimento de quase 5 milhões de euros nestes projetos de capacitação e melhoria das condições sociais de pessoas mais carenciadas.