Apostados em deixar uma pegada ecológica duradoura e sensibilizar as pessoas para a importância de cuidar do planeta, as crianças da Casa do Regaço e do Miminho produziram sacos de pano reutilizáveis e personalizados para substituírem o plástico.

Presentes na sessão estiveram as Vereadoras do Pelouro do Ambiente, Sílvia Costa, e da Coesão Social, Andrea Silva, e a Presidente do Núcleo da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa, Luísa Tavares Moreira.

Sílvia Costa considera que “o município da Póvoa de Varzim só pode sentir orgulho pelas instituições do seu concelho, que se mobilizam e tentam, a partir dos mais jovens, promover esta mudança de comportamentos”.

“O futuro trabalha-se no presente” e para tal, muito contribuem “estas instituições, que promovem a educação dos atores sociais de amanhã e a vertente da solidariedade”, destacou a Vereadora do Ambiente, que aproveitou a oportunidade para sublinhar o “interesse maior deste projeto, com ambiente e solidariedade de mãos dadas, que nos motiva a mudar comportamentos”, até porque “quando somos alertados por uma criança, nós quase nos sentimos envergonhados, é um superpoder que elas têm, conseguem fazer com que os adultos mudem as suas atitudes”.

Em jeito de conclusão, Sílvia Costa elogiou os sacos, “que para além de reutilizáveis, são muito bonitos, e têm associados a si a questão emotiva e o cunho pessoal das crianças do Miminho e do Regaço”.

Andrea Silva também realçou a dupla valência de ideias como esta, que “juntam o melhor dos dois mundos, a sustentabilidade ambiental e a solidariedade”, e deixou uma palavra de apreço à Cruz Vermelha, que, em parceria com o município, “tem sido percursora de muitos projetos inovadores e ambiciosos, com um impacto muito importante na nossa comunidade”.

Essa “dinâmica de não parar” por parte da instituição originou “um novo projeto, que são os Ninhos de Autonomia, que funcionam como uma extensão do Regaço e se dedicam a uma faixa etária que ficava a descoberto das valências da Cruz Vermelha, para que estes jovens também tenham o seu espaço”.

A Vereadora da Coesão Social não esqueceu o papel solidário “inigualável” das empresas com responsabilidade social e dos empresários poveiros, que “apoiam estes projetos e cuidam da nossa comunidade”.

O evento contou ainda com a presença das crianças responsáveis pela produção destes sacos reutilizáveis, que no final cantaram uma canção pelo planeta, alertando para a necessidade de parar com a poluição e preservar a natureza e o amanhã.

Esta ajuda funcionará como uma prenda bonita para se oferecer agora no Natal, revertendo os fundos angariados para o financiamento dos livros dos mais novos. Os sacos têm o custo de 4€ e podem ser adquiridos na sede da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Póvoa de Varzim, nas Farmácias Cardoso, Portas do Parque e Mariadeira, na pastelaria Bolos do Folheta, no restaurante Náutico Bar, na Ourivesaria Barbosa e nas estações de serviço MJ Vendeiro.