Ao longo dos últimos meses, vários cães e gatos têm sido deixados à porta do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC), situado na freguesia de Beiriz, situação que o município condena veementemente e sobre a qual irá implementar medidas preventivas, nomeadamente a instalação de um sistema de vigilância no local.

O abandono de animais é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias. Lembramos, também, que infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias.

Por outro lado, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim lembra a população que, no CROAC, se encontram animais disponíveis para adoção responsável, pelo que pede aos munícipes que considerem esta hipótese caso pretendam adicionar um novo membro à família.

Os interessados devem contactar o CROAC através do telefone 252 696 619 ou dirigir-se às instalações, junto ao Horto Municipal, na freguesia de Beiriz, às terças, quartas e quintas-feiras, entre as 9h00 e as 11h00, horário de atendimento do veterinário residente, José Carlos Guimarães.