O programa do evento foi apresentado esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo mentor deste projeto, Mário Ferraz, e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.

O autarca aproveitou a oportunidade para cumprimentar as organizações que apoiam decisivamente este evento e demonstrar a sua admiração por Mário Ferraz, pela “perseverança que demonstra, nunca desistindo e provando que é possível darmos o nosso pequeno contributo para que o Mundo seja outro, para melhor.”

Luís Diamantino realçou esta aposta ganha “da cultura pela paz”, não esquecendo que “muito mais que as palavras, são os gestos pela paz que marcam a diferença junto dos jovens.” O Vice-Presidente acredita que este é o grande desafio deste evento, “passar o testemunho”, acreditando que “é possível mudar o Mundo de cada um de nós, com pequenos gestos e com a aposta que tem sido feito por este movimento, que está ao lado da população pela paz.”

“Todos os anos são importantes. Acreditamos muito naquilo que fazemos e quando temos realização pessoal, as coisas acontecem. Só com esforço é que se consegue juntar pessoas e comunidades em prol duma causa”, acrescentou o autarca, confidenciando que tem sido contactado “de forma cada vez mais entusiasmada” pelas associações de pais para participarem no Encontro pela Paz.

Mário Ferraz fez questão de deixar uma palavra a Luís Diamantino, que considera “um amigo muito especial, que tem dado todo o apoio desde o início desde evento, há 18 anos atrás.” O mentor do projeto destacou “a importância vital da educação para os direitos humanos”, motivo pelo qual escolheu Malala, a mais jovem vencedora do Prémio Nobel da Paz (com 16 anos de idade), como cabeça de cartaz da 18ª edição do Encontro pela Paz.

“A Malala mexeu com uma área muito importante, o acesso das mulheres à educação, que é algo em que nem pensamos e que damos por garantido”, acrescentou Mário Ferraz que acredita que a paz é “alegria, equilíbrio e convívio” e que “juntos podemos fazer uma sociedade mais feliz, sempre com a cultura ao lado da paz”.

Mário Ferraz anunciou que o programa deste ano tem arranque marcado para o dia 14 de dezembro, às 10h00, com a exposição “Educação pela Paz”, no Diana-Bar, que contará com a participação da turma do Curso Profissional de Música do 12º ano, orientada pela profª. Joana Castro da Escola de Música da Póvoa de Varzim, e de Francisco Cruz e Mara São Roque d´“A Dupla Maravilha”. Também a partir deste dia, até ao primeiro dia do ano de 2017, a organização do evento convida-nos a colocar na janela ou na varanda um pano branco, símbolo da Paz.

A 17 de dezembro, a Chama da Paz vai percorrer todas as freguesias da Póvoa, transportada por atletas do concelho, com destino ao Pavilhão Municipal.

No dia seguinte, 18, às 15h00, terá lugar a Cerimónia Encontro pela Paz, que vai proporcionar uma novidade, com um espetáculo de teatro da autoria da Varazim Teatro e uma largada de pombos. A cerimónia também irá contar com a atuação do Prof. Rui Silva (canto), da sua pupila Susana Costa (canto) e do Prof. Bruno Trocado (piano), da EMPV, a acompanhar uma Marcha pela Paz que partirá do Pavilhão Municipal com destino à Praça do Almada. Será feito um minuto de silêncio e a deposição da flor branca na Taça da Paz, no Coreto. Caso as condições atmosféricas não permitam, as iniciativas previstas para a Praça do Almada serão realizadas no Pavilhão Municipal. Igualmente a 18 de dezembro e até 14 de janeiro, o Diana-Bar convida todos os interessados a deixarem a sua mensagem na Árvore da Paz.

O Dia Mundial da Paz, 1 de janeiro, será assinalado com uma largada de pombos e com o lançamento ao mar das flores brancas recolhidas, no Cais da Paz, junto ao edifício do INS / Salva Vidas, às 16h00. Esta iniciativa será acompanhada pela atuação do Prof. Paulo Veiga e Prof. Agostinho Gomes (trompete), Prof. Marco Maia (Trompa), do Prof. António Costa (trombone), todos professores da EMPV e do músico convidado Hélder Pinheiro (tuba).

O programa do 18º Encontro pela Paz termina no dia 14 de janeiro, às 21h30, no Diana-Bar, com o encerramento da exposição, o visionamento de um filme, a entrega de diplomas e certificados de agradecimento e as atuações do cantor Juako, de Francisco Cruz e Mara São Roque d´”A Dupla Maravilha” e do Coro Manuel Giesteira.

Mário Ferraz terminou a apresentação do programa oficial agradecendo às crianças que anualmente participam no evento, afirmando que no final de cada edição é “olhar para o sorriso dos mais pequenos” que faz todo o esforço “valer a pena”.