No sábado, teve lugar a Chama da Paz, com uma tocha acesa a percorrer todas as freguesias poveiras. A chama foi transportada até ao Pavilhão Municipal, por jovens atletas do concelho que aderiram ao movimento para celebrar a paz.

No domingo, o Pavilhão Municipal recebeu a Cerimónia pela Paz. O Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, enalteceu a importância deste tipo de reuniões pela Paz, frisando que “todos somos poucos para mudar o Mundo, mas que cada um de nós tem o poder de o transformar, um pequeno gesto de cada vez”. O autarca defendeu que a prova disso é o sucesso do Encontro pela Paz e a envolvência crescente da cidade no mesmo.

O evento principiou de seguida com uma novidade promovida pela organização, um espetáculo de teatro da autoria do Varazim Teatro, em homenagem a Malala.

Luís Diamantino, visivelmente emocionado, fez questão de dirigir umas palavras ao grupo de teatro e ao seu diretor artístico, Eduardo Faria, agradecendo pelo “melhor espetáculo que já tivemos nestas 18 edições do Encontro pela Paz”. O Vice-Presidente aproveitou a ocasião para abordar o papel decisivo da educação na sociedade e na obtenção da Paz, lembrando que “infelizmente, em muitos Países esta ainda não está acessível a todas as crianças”.

Seguiu-se uma numerosa Marcha pela Paz, que partiu do Pavilhão Municipal com destino à Praça do Almada. Lá chegados, teve lugar uma magnífica atuação do Prof. Rui Silva (canto), da sua pupila Susana Costa (canto) e do Prof. Bruno Trocado (piano), da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

A comitiva fez depois um sentido minuto de silêncio, antes da tradicional deposição da flor branca na Taça da Paz, no Coreto.

Este ano, o Encontro pela Paz realiza-se em homenagem à mais jovem Prémio Nobel da Paz de sempre, Malala Yousafzai, com apenas 16 anos de idade. O mentor deste projeto, Mário Ferraz considera que a mais jovem vencedora do Prémio Nobel da Paz (com 16 anos de idade) “mexeu com uma área muito importante, o acesso das mulheres à educação e a importância vital da educação para os direitos humanos”, motivo pelo qual escolheu Malala, como cabeça de cartaz desta edição.

Confira o programa completo do 18º Encontro pela Paz.