O Presidente da Câmara fez questão de sublinhar que o bom resultado desta sessão é o reflexo de que “as nossas medidas são partilhadas por todas as forças políticas representadas no concelho”, visto que as propostas apresentadas a discussão na Assembleia de hoje já tinham sido aprovadas por unanimidade pelo Executivo Municipal.

É o caso da aprovação das propostas de abertura de concurso público para a ampliação e remodelação da Escola das Machuqueiras em Laúndos e da Escola E.B.1 da Giesteira, bem como de novo processo de concurso público com o preço base corrigido para dar continuidade à obra e assegurar o prosseguimento das atividades letivas na Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves. Ainda no âmbito da criação de melhores condições nos estabelecimentos de ensino do concelho, foi aprovada igualmente a proposta de abertura de procedimento de consulta prévia para fornecimento de refeições escolares para o ano letivo 2020/21.

A este propósito, Aires Pereira frisou que a educação é uma prioridade do Executivo, pelo que continuará a investir na reabilitação das escolas evitando a sua deslocalização para grandes centros escolares fora da comunidade.

Ao nível do desporto, foram aprovados votos de louvor, seguidos de aclamação, ao poveiro Bruno Torres, pelo segundo lugar no Euro Winners Cup e às equipas seniores de andebol do Póvoa Andebol Clube, de voleibol e de hóquei em patins do Clube Desportivo da Póvoa e de futebol de praia do Varzim Sport Club pelas subidas de divisão nas respetivas modalidades.

O Presidente da Câmara deixou ainda a garantia de que, mesmo em tempos de COVID-19, as atividades de promoção da cultura, das artes e da literatura do concelho não serão descuradas, sendo exemplo paradigmático disso mesmo a organização da Feira do Livro e do Festival Internacional de Música. Posto isto, as Correntes d’Escritas voltarão em 2021, como assim tem sido todos os anos, num modelo adaptado aos constrangimentos em vigor na altura da sua realização por força da pandemia.