O Presidente da Câmara Municipal esteve presente no evento para homenagear o passado da associação, mas sobretudo para projetar “o futuro da economia do nosso concelho, que construiremos em conjunto”; tendo sido, também, homenageado pelo Presidente da AEPVZ com a atribuição da distinção de sócio-honorário da Associação.

Joaquim Araújo tomou a iniciativa, ainda, de distinguir a colaboradora Maria do Alívio Gaiteiro, pelos 33 anos de trabalho prestado à AEPVZ, assim como os empresários locais que receberam, por parte da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), o estatuto “PME Excelência“. Recorde-se que, ao todo, são 44 as empresas poveiras que se destacaram a este nível, 25 das quais são associadas da AEPVZ.

No seu discurso, Aires Pereira reconheceu que a Associação se vem consolidando como um parceiro imprescindível na afirmação da Póvoa de Varzim, enquanto território privilegiado para implementação e desenvolvimento de negócios. Neste sentido, o Município da Póvoa de Varzim orgulha-se de “ter uma política fiscal tão amiga das empresas e das famílias quanto a lei permita: taxas no mínimo, desde há anos. E inexistência de derrama – aspeto em que somos únicos na região”.
A autarquia tem dado um forte contributo através da criação do Centro Póvoa Empresas, como local de incubação e cowork, assim como da melhoria das acessibilidades às principais zonas industriais.

A propósito da Zona Industrial de Laúndos, o Presidente da Câmara lamentou a falta de abertura das “tão prometidas linhas de financiamento do PRR”, sem as quais não conseguimos “levantar o Centro Empresarial, que concebemos em parceria com a vossa Associação que o vai gerir e dinamizar”.