O programa foi apresentado esta manhã, 6 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, por Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal.

Acompanhado pelos representantes de cada um dos bairros da cidade (Regufe, Belém, Mariadeira, Sul, Matriz e Norte) e do Rancho Poveiro, o autarca fez questão de lembrar que “esta é uma festa organizada pelas associações que representam cada um dos bairros. Temos aqui um grupo de pessoas que trabalha todo o ano para que haja uma programação muito interessante para as festas, como vai haver este ano”, afirmou, deixando um agradecimento profundo a todos os envolvidos.

Na opinião de Luís Diamantino, “as festas se têm desenvolvido com grande brilhantismo e este ano não vai fugir à regra. A população dá o máximo de si, há grande voluntariado nas associações que faz com que as Festas de São Pedro tenham este valor para todos nós e para aqueles que nos visitam”.

“Penso que está tudo preparado para termos umas grandes Festas de São Pedro”, constatou, contando que a autarquia já promoveu uma ação promocional da cidade e das suas festas em Braga. No sábado, estaremos no Porto e a 15 de junho em Famalicão. Esta é uma forma de utilizarmos este veículo turístico que é a cultura, afirmou.

Em relação ao ano anterior, Luís Diamantino informou que “retomamos o fogo-de-artifício, a iluminação na Rua da Junqueira, Rua Tenente Valadim e Praça do Almada”, apesar do orçamento ter baixado imenso comparativamente a outros anos. Com a crise que está instalada no país as empresas também fazem preços mais baratos e todos lucramos com isso, acrescentou.

O Vereador informou que 50% do dinheiro despendido nas Festas de São Pedro é pago pelo Fundo do Turismo, ou seja dos 160 mil euros só 80 mil sai dos cofres da autarquia.

Outra atividade que este ano faz parte da programação e já não acontece desde 2007, é Cortejo de “Usos e Costumes” que terá lugar no dia 30 de junho, domingo, às 16h00, com a participação de freguesias do concelho. Este inicia-se no Estádio do Varzim e vai pela Avenida dos Banhos até à estátua de São Pedro.

“É uma forma também que temos, para além do S. Pedrinho e a Pequenada, de fazermos destas festas as festas do concelho e não só da cidade. As Juntas de Freguesia, juntamente com as associações, estão a organizar esta exposição itinerante da freguesia com aquilo que têm de mais tradicional para trazerem até à cidade, dando-se a conhecer à população e aos turistas que cá estão nesta altura do ano”, transmitiu Luís Diamantino.

Como já é tradição, o programa terá início com o S. Pedrinho e a Pequenada, no dia 25 de junho, às 10h00, no Largo do Passeio Alegre e no Auditório da Lota. Nesse mesmo dia, às 22h00, terá lugar a abertura das iluminações nos bairros de Regufe, Belém, Mariadeira, Sul, Matriz e Norte.

No dia 26, às 22h00, a música chegará ao Passeio Alegre com a atuação da Classe de Conjunto de Sopros da Escola de Música da Povoa de Varzim. No dia 27 de junho, às 22h00, um dos momentos mais aguardados das Festas: a revelação dos Tronos.

De 28 para 29 de junho, a Póvoa de Varzim será a cidade que não dorme, com animação até ao amanhecer, as tradicionais fogueiras e as deliciosas sardinhas.

No dia 29 de junho, às 11h00, irá realizar-se a tradicional Missa de S. Pedro, na Igreja da Lapa. Às 15h00, o concerto pela Banda de Música, na Praça do Almada, animará a tarde do feriado municipal. Às 17h00, a Majestosa Procissão de S. Pedro sairá da Igreja Matriz rumo à Igreja da Lapa. Às 22h00, o Estádio do Varzim Sport Club recebe o Espetáculo das Rusgas, com a participação das Rusgas do MAPADI, Regufe, Belém, Mariadeira, Sul, Matriz e Norte. A atuação da Rusga da Póvoa de Varzim homenageará Francisco Regufe. O fogo-de-artifício está de volta à programação das festas e, à meia-noite, no parque de estacionamento junto à Academia de Ténis, o céu será de todas as cores.

No dia 30 de junho, as freguesias da Póvoa de Varzim vão participar no Cortejo Usos e Costumes, às 16h00, na Avenida dos Banhos.

Já em julho, no dia 3, a partir das 10h00, a Escola Prática de Serviços comemora o já tradicional “Dia dos Serviços e da sua Escola Prática”, no qual está inserido um espetáculo pela Orquestra Ligeira do Exército, no Largo do Passeio Alegre.

Nos dias 4 e 5 de julho, às 21h45, no Largo do Passeio Alegre, mais música, desta feita com os talentosos artistas poveiros: Manuel Moura, Sílvia Raquel, Rui Silva, Adriana Paquete e Banda LEM, no primeiro dia, e Domingos Moça, Noé Gavina, Marlene Maio, Rui Nova, André Pereira e Módulo 6, no segundo dia.

No dia 6 de julho, mais duas iniciativas: às 16h00, no Estádio Municipal, um jogo de futebol entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia; às 22h00, o Desfile das Rusgas de Regufe, Belém, Mariadeira, Sul, Matriz e Norte pelas Avenidas dos Banhos e dos Descobrimentos.

No último dia da programação, 7 de julho, centenas de atletas vão correr no XXV Grande Prémio de Atletismo de S. Pedro, a partir das 9h00. Às 17h00, no Largo do Passeio Alegre, o Festipóvoa – Festival Nacional de Folclore.

Consulte o programa completo das Festas de São Pedro 2013, aqui.