O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, deu conhecimento ao Executivo, na reunião de Câmara de ontem, da receção de uma carta enviada por uma empresa angolana denominada PEC – Projectos, Consultadoria e Investimentos, Limitada.
O documento solicitava celeridade no despacho de processos pendentes e que resultariam na compra, por parte da empresa angolana, de terrenos do Clube Desportivo da Póvoa (CDP). No entanto, o autarca deu conhecimento ao Executivo que nunca deram entrada na Câmara Municipal processos relativos a este assunto.
O executivo aprovou votos de pesar pelo falecimento de Fernando Cunha, antigo Presidente da Assembleia de Freguesia e dirigente associativo, e Laurentino Vilar, fundador da Casa dos Poveiros em São Paulo e destacada figura da diáspora poveira.
Aires Pereira comunicou que o Instituto Maria da Paz Varzim foi obrigado a arrendar um novo espaço para armazenamento de bens doados uma vez que o local de que é proprietário – na Rua das Lavadeiras, e que serve atualmente este propósito – apresenta sérios problemas de infiltração de água e risco de ruína. Não tendo capacidade financeira para fazer face a este imprevisto, o município irá contribuir com o pagamento da renda durante um ano (€4.800).
Também a Obra de Santa Zita, outra instituição poveira de solidariedade social que oferece à população serviços de creche e jardim de infância, solicitou apoio ao município para fazer face à nova Central de Incêndios e respetivo cumprimento das exigências do funcionamento da compartimentação corta-fogo.