Durante a Reunião de Câmara de hoje, foram aprovadas Minutas de Contrato de Comparticipação a celebrar com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, com vista à reabilitação de 29 habitações nas vilas de Rates e Aver-o-Mar.
Em São Pedro de Rates vão ser reabilitados 7 fogos na Travessa da Fonte da Cabra, um investimento de cerca de 165 mil euros. Já em Aver-o-Mar, o investimento vai ultrapassar o meio milhão de euros, verba destinada à recuperação de 22 fogos na Rua Silveira Campos.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim recordou que este investimento é apenas o início da “melhoria das condições de habitação das famílias poveiras” – um objetivo inserido na Estratégia Local de Habitação implementada pelo Município da Póvoa de Varzim e que já tinha começado a ser concretizado com o programa de apoio ao pagamento de renda, que já vai na sua segunda edição.
O Executivo Municipal aprovou o Regulamento da Feira do Livro que este ano se vai realizar de 29 de julho a 15 de agosto de 2022, no Largo do Passeio Alegre, para promover a divulgação do valor do livro e incentivar o hábito da leitura entre os nossos residentes, visitantes e turistas, de todas as idades.
Foi igualmente aprovada a atribuição de apoios municipais a diversas entidades do concelho, nomeadamente à Escola E. B. de Rates, para cedência de transporte; à Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição da Póvoa de Varzim, para a realização das Festas em honra do Senhor do Bonfim; à Confraria de Nossa Senhora de Belém, para a Festa de Nossa Senhora de Belém; ao Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais”, para o Festival de Folclore; à Associação Cultural e Recreativa da Matriz, para as comemorações do 102.º aniversário do Rancho Tricanas do Cidral e Festa de Santo António; e, por fim, ao Centro de Karaté Aguçadourense, para suportar os encargos inerentes à participação do seu atleta João Ribeiro no Open de Karaté no Cairo.
Foi aprovado, ainda, um voto de pesar pelo falecimento de Artur Antunes, “um empresário de grande referência na Póvoa de Varzim, antigo proprietário da Casa do Papel, mas acima de tudo um benemérito, que se envolveu muito em causas dos Bombeiros Voluntários e do Varzim Sport Club”, referiu Aires Pereira. O Município decretou dois dias de luto pelo falecimento de Artur Antunes, que já havia sido distinguido pela Câmara Municipal com a Medalha de Cidadão Poveiro em 2008.