José Miguel Braga apresentou Adelita, que reflete sobre “a luz baixa da taberna que lembra o princípio da viagem, mas também ajuda a fixar as sombras”, nas quais o autor desenha os seus quadros reduzidos a “figurinhas de papel, quadrados enigmáticos, partes de filmes que se esgueiram por entre páginas de livros, como um cinema clandestino”.

Francolim, de Abel Neves, retrata a lembrança de “fazer o teu melhor, porque se não o fizeres, será pior”. Nas palavras do escritor, a personagem principal deste livro contribui, “através do seu exemplo”, para que outros também se dediquem a servir um bem comum.

Em Ilhas a Vapor, Miguel Marques apresenta-nos o poema longo ou contínuo, “pouco visto, e ainda menos lido”, mas que quando folheado se revela um “correr de dísticos” que promove, na sua leitura, o desvanecer das amarras, “como nevoeiro sobre as águas, vislumbrando um cardume de ilhas no mar”.

Inês Lourenço e António Amaral Tavares apresentaram as antologias poéticas Dois Cimbalinos Escaldados – Vivências Portuenses e As Casas Devoradas pela Noite, respetivamente. A primeira obra, com título genuinamente portuense, retrata a cidade Invicta com o olhar subtil e apurado da autora, que reuniu textos publicados entre 1980 e 2021, extraídos dos seus livros e de algumas colaborações em revistas e livros coletivos. A segunda antologia, criada a partir dos sete livros de poesia do escritor, presenteia o leitor com uma “exaltação tímida de contrastes e uma visita à permanente contradição humana”.

A tarde de sexta-feira ficou igualmente marcada pela visita guiada à exposição Silvestre Pestana: um artista de contraciclos, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Fundação de Serralves. O poeta, artista plástico e performer Silvestre Pestana guiou os convidados pelo cruzamento entre a poesia e as artes visuais, com recurso ao vídeo, performance e instalação no confronto entre sociedade, arte e tecnologia.

Consulte o programa completo e acompanhe o 23.º Corrente d´Escritas no portal ou nas redes sociais da Câmara Municipal, onde poderá assistir à emissão em direto da edição deste ano, através do Facebook ou do Youtube