Numa cerimónia presidida pela Presidente da Confraria dos Sabores Poveiros e Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Económico, Lucinda Amorim, chegou o momento de conhecer os novos confrades. Este ano, os Confrades Honorários são os seis bairros que participam nas festas de S.Pedro: Bairro de Belém; Bairro da Matriz; Bairro da Mariadeira; Bairro Norte; Bairro de Regufe e Bairro Sul. Depois da sua entronização, as tricanas de cada bairro encheram o palco de cor com os seus aventais.

Aos bairros juntaram-se mais três novos confrades, Américo Campos, Rosa Azevedo e Sérgio Ferraz. A Menção Honrosa foi atribuída a Rúben Silva.

Neste evento, o ponto alto é o juramento de cada novo elemento da Confraria dos Sabores Poveiros, que se compromete a defender e preservar os pratos tradicionais da Póvoa de Varzim, a Pescada à Poveira e a Rabanada Poveira, dois símbolos da sua gastronomia.

No final, todas as confrarias percorreram algumas ruas da cidade, num cortejo que termina na Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição. O convívio continuou com um almoço no espaço All Got, em Balasar.