A sessão de apresentação da obra, que assinalou igualmente os 5 anos da Academia Sénior, contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, e do Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva.

Luís Diamantino sublinhou a pertinência deste livro, “uma máquina do tempo”, que permite ao leitor recuar à sua infância numa Póvoa de Varzim diferente da que hoje conhecemos, e dá a oportunidade de recordar pessoas marcantes do nosso concelho, como é o caso de “ilustres poveiros” como Cego do Maio, Patrão Sérgio e Rocha Peixoto.

A propósito de um texto contido no livro, o Vice-Presidente da Câmara Municipal aproveitou a oportunidade para anunciar que a nova creche que vai ficar a cargo da autarquia irá ter o nome de Rocha Peixoto.

A iniciativa contou, ainda, com uma atuação do Grupo de Cantares da Junta de Freguesia, que entoou cantigas alusivas às modinhas poveiras, e Luís Diamantino fez questão de destacar a música que abriu a atuação do coro, por se tratar de uma obra da autoria “de um amigo muito grande, que ainda nos marca muito”, José de Azevedo.