Depois do aguardado arranque da 8ª edição do Correntes d’Escritas, que finda hoje, no Novotel Vermar com o lançamento de livros, às 22h00, e uma sessão de poesia, às 23h00, amanhã, dia 8, este encontro de escritores de expressão ibérica prossegue com outras sessões de debate, lançamentos de livros, filmes e poesia, continuando o ciclo de Letras e Cumplicidades na Póvoa de Varzim.
Logo pela manhã, às 10h30, no Auditório Municipal, tem lugar a 2ª mesa de discussão, desta feita com o tema “A Poesia é um segredo dos deuses”. Moderada por Alberto Serra, a mesa conta ainda com a participação de Antonio Cicero, Carlos Quiroga, Cármen Yañez, Nuno Rebocho e Ramiro Fonte.
O debate em torno da literatura é retomado à tarde, com a 3ª mesa de debate, desta vez moderada por Pedro Eiras e com o tema “Palavras no Palco”, onde, como o próprio nome indica, as conversas vão discorrer sobre a literatura e a sua relação o teatro. Participam Ana Benavente, Jacinto Lucas Pires, Jaime Rocha, José Leitão e Maria do Céu Guerra.
Às 17h00 é feito um breve intervalo nas mesas de debate para o lançamento de livros, já na Casa da Juventude. O Regresso do Paladino, de Antonio Sarabia e Quarto Escuro, de Inês leitão são as duas obras a ser lançadas durante a tarde de amanhã.
“É escritor quem tropeça nas Palavras” é o tema da 4ª mesa, moderada por José Carlos de Vasconcelos, debate marcado para as 17h30, novamente no Auditório Municipal. Na mesa vão estar também Eduardo Brum, Ignacio Martínez de Pisón, Laura Esquível, Lázaro Covadlo e Maria Manuel Viana.
À noite, a proposta divide-se entre assistir a um filme ou ao lançamento de livros. Isto porque às 21h45 é exibido o filme “Vinicius”, de Miguel Faria Júnior, no Auditório Municipal, e, às 22h00, no Novotel Vermar, são lançados os livros Água na Boca, de Jose Manuel Fajardo, Da cor dos seus olhos, de Sofia Marrecas Ferreira, Onde o vento me levar, de Manuel Jorge Marmelo, Quase todas as mulheres, de J.J. Armas Marcelo e Tango, de Elsa Osorio.
Para terminar a noite, e à semelhança do que tem vindo a acontecer não só nesta edição, como em anos anteriores, tem lugar, a partir das 23h00, nova sessão de poesia, novamente no Novotel Vermar.
No âmbito das iniciativas paralelas que se vão desenvolvendo a par do Correntes d’Escritas, têm lugar amanhã uma série de encontros de participantes nesta edição do Correntes d’Escritas e alunos de escolas básicas e secundárias do concelho. Assim, às 10h30, decorrem três encontros em simultâneo: Eucanãa Ferraz e Lídia Jorge encontram-se com alunos da Escola de Ensino Básico 2/3 Dr. Flávio Gonçalves; Aurelino Costa e Ana Paula Tavares encontram-se com alunos da Escola E.B. 2/3 Campo Aberto, em Beiriz e Manuel Rui e Santiago Roncagliolo encontram-se com alunos do Grande Colégio. Às 16h30 é a vez de alunos da Escola E.B. 2/3 de Aver-o-Mar receberem Rui Zink e Ivo Machado.