Passar para o conteúdo principal

Ray-Güde Mertin, "uma pessoa que fez mais pela literatura portuguesa do que muitas instituições". Foi deste modo que Luís Diamantino iniciou a sessão de homenagem prestada à agente literária no primeiro dia do Correntes d’Escritas.

Uma mulher que passou pela Póvoa de Varzim e “deixou a sua marca”. É recordada pela sua boa disposição e a sua imagem de bem-estar é lembrada na exposição de Daniel Mordzinski, patente na Biblioteca Municipal.

A escritora Lídia Jorge confessou que ainda sente Ray “no meio de nós” e afirmou que a agente literária “tomou a peito divulgar-nos, traduzir-nos, fazer a mediação entre nós e as outras culturas, estreitando os laços da literatura”. “Ray era alemã e converteu-se, por puro amor, à literatura lusófona, tornando-se na sua defensora mais ardente e promotora mais eficaz”, foi com estas palavras que José Manuel Fajardo lembrou Ray-Güte Mertin.

Também os editores Zeferino Coelho e Carlos da Veiga Ferreira homenagearam a mulher que acarretava na bagagem muita literatura e inúmeras obras de arte popular, sempre com uma energia admirável.
A proprietária da Agência Literária Ray-Güde Mertin em Bad Homburg foi ainda lembrada pela amabilidade com que hospedava na sua casa, em Frankfurt, os escritores e amigos.

Ray-Güde Mertin, a grande agente literária dos autores de língua portuguesa e espanhola, faleceu no dia 14 de Janeiro de 2007. Foi responsável pela internacionalização de grande parte dos escritores portugueses, lusófonos e de língua espanhola.

Aviso: Procissão em Honra do Santíssimo Sacramento: alterações ao trânsito automóvel

No dia 10 de julho, vai-se realizar, em Amorim, a Procissão em Honra do Santíssimo Sacramento.

Neste sentido, e de modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos, haverá algumas alterações ao trânsito automóvel na freguesia.

Saiba mais aqui.

Aviso: Obras no Estádio do Varzim: constrangimentos de trânsito

Informam-se os munícipes que, por questões de segurança, será cortada a circulação ao trânsito na Rua Dr. Armindo Graça, a partir das 10h00 do dia 6 de junho, devido ao inicio da empreitada de Desmantelamento da Cobertura da Bancada Norte do Estádio do Varzim Sport Club.

Saiba mais aqui.