Eco-rotundas é o nome do desafio que levou alunos de seis instituições escolares a decorar com motivos natalícios rotundas da cidade, enfeitadas entre 12 de Dezembro e 6 de Janeiro, usando apenas materiais recicláveis ou reutilizados. Uma regra que também as quatro instituições escolares que aderiram ao concurso Eco-Pinheiros de Natal tiveram de respeitar, sendo que o resultado esteve exposto na Praça do Almada entre 16 de Dezembro e 6 de Janeiro.

pinheiro 01
Eco-Pinheiro de Natal vencedor

Um júri, constituído pelo Vereador do Pelouro do Ambiente, Manuel Angélico, pelo Chefe de Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos e por um elemento do Gabinete de Relações Públicas da Câmara Municipal, avaliou cada um dos trabalhos, tendo em conta critérios como a utilização de materiais reciclados e reutilizáveis, a imaginação e criatividade, a diversidade de materiais e a participação activa dos alunos. Assim, venceu o concurso Eco-Rotundas o Centro Social da Paróquia de Beiriz e o concurso Eco-Pinheiros o MAPADI. Curiosamente, em ambos os concursos, o Jardim-de-infância “O Ribeiro” e o Centro Social Bem-Estar de S. Pedro de Rates ficaram colocados em 2º e 3º lugar, respectivamente.

rotunda 02 pinheiro 02
Eco-Rotundas: 2º lugar             Eco-Pinheiros de Natal: 2º lugar

Numa data a anunciar brevemente, será feita a entrega dos prémios, recebendo o vencedor do Eco-Rotundas 800 euros em material didáctico e o vencedor do Eco-Pinheiros de Natal 450 euros em material didáctico. Pelo seu segundo lugar em ambos os concursos, o Jardim-de-infância “O Ribeiro” vai receber, no total, 450 euros em material didáctico e um eco-ponto doméstico. Já o Centro Social Bem-Estar de S. Pedro de Rates, colocado em 3ª posição, vai receber 250 euros em material didáctico e também um eco-ponto doméstico.

rotunda 03               pinheiro 03
Eco-Rotundas: 3º lugar Eco-Pinheiros de Natal: 3º lugar