Aires Pereira transmitiu que recebiam muitas reclamações, nomeadamente, da Escola dos Sininhos e do Século, devido às condições de acessibilidade, sendo que a Escola dos Sininhos dificulta o acesso a cidadãos idosos ou com mobilidade reduzida.

Assim sendo, e também por uma questão logística, “entendemos fazer uma concentração na Escola Secundária Eça de Queirós e na Escola E.B. Flávio Gonçalves, dois espaços que têm condições de estacionamento e de acessibilidade e salas em número suficiente para montarmos todas as mesas de voto”, explicou o edil.

O Presidente pretende, desta forma, que o processo de votação seja “mais célere e eficaz e as pessoas tenham melhores condições”. Neste sentido, revelou que “a Câmara vai disponibilizar um conjunto de apoios para facilitar a vida às pessoas: à entrada dos estabelecimentos, teremos funcionários da autarquia com acesso ao sistema informático de modo a informarem os eleitores da sua mesa de voto; teremos uma atenção especial na organização do trânsito junto destes dois espaços para que todos possam chegar, estacionar o automóvel e votar com rapidez e comodidade”. No portal municipal já pode consultar os mapas secções de voto no concelho.

Para além disso, a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna coloca ao dispor do eleitor diferentes meios para saber onde votar. Poderá enviar uma mensagem (SMS) gratuita para 3838: Re (espaço); n.º de identificação civil constante no bilhete de identidade ou cartão de cidadão (espaço); data de nascimento (no formato aaaaMMdd): Exemplo: Re 12345678 19750602, ou ligar para a linha de apoio ao eleitor 808 206 206 (custo de chamada local). A informação também está disponível no Portal do Recenseamento, onde poderá efetuar a pesquisa pelo seu número de identificação civil www.recenseamento.mai.gov.pt ou pelo seu nome https://www.recenseamento.mai.gov.pt/nome.html.