Até dia 31 de Janeiro, o Diana Bar está decorado com 21 trabalhos elaborados com recurso aos mais variados materiais por crianças entre os 3 e os 6 anos do Centro Social da Paróquia de Beiriz, Centro Social e Paroquial de Terroso, Jardim Escola “O Ribeiro”, Agrupamento de Aver-o-Mar, Agrupamento de Aver-o-Mar, Obra de Santa Zita, Instituto Maria Paz Varzim, Centro Social Bonitos de Amorim, Centro Social Monsenhor Pires Quesado, Escola EB 1 Nova, ATL – Monsenhor Pires Quesado, Creche do Jardim de Infância “Joaninhas”, Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves -EB 1  Desterro, Centro Social de Bem Estar de S. Pedro de Rates , Escola EB 1 Cadilhe – Amorim e MAPADI. Participaram também estabelecimentos de ensino com alunos de mais idade, como a Escola Secundária Eça de Queirós, a Escola EB 2/3 Cego do Maio, Escola EB 2/3 Cego do Maio, EB1/JI Agro Velho (Turmas do 1º Ciclo) e EB1 Teso (Estela), numa clara demonstração do espírito universal desta exposição, onde se incentiva a participação de todos.

Quanto ao Encontro pela Paz, prepara-se agora para levar a Chama da Paz pelas freguesias, nos dias 13 e 14 e para a sua grande festa, já este domingo, 14, no Pavilhão Municipal e já com a presença de Arun Ghandi, neto de Mahatma Ghandi, que a partir de hoje vai acompanhar todas as iniciativas do evento.

A festa vai fazer-se com um concerto de Pedro Khima e a actuação da academia Gimnoarte. No final do concerto, tem lugar a Marcha pela Paz, um cordão humano que vai percorrer as ruas da cidade desde o Pavilhão até à Praça do Almada, onde se encontra a Taça da Paz à espera de ser cheia de flores brancas., que hão-de ser deitadas ao mar no primeiro dia do novo ano.

No dia 17 de Dezembro, Arun Gandhi, fundador do Instituto M.K. Gandhi para a Vida Sem Violência, será o orador do seminário “Será a Paz uma ilusão?”. O seminário vai realizar-se no Novotel Vermar, pelas 21h30.

A 31 de Dezembro, minutos antes da passagem do ano, a organização apela para que todos façam um minuto de silêncio. No dia seguinte, já em 2009, pelas 16h00, serão lançadas ao mar as flores brancas que foram sendo depositadas na Taça da Paz ao longo do Encontro.

Finalmente, no dia 31 de Janeiro, no Diana Bar, às 21h30, será lançado o livro dos dez anos do Encontro pela Paz e será inaugurada a exposição de fotografia “10 anos Unidos pela Paz”.