A comemorar dez anos de trabalho e dedicação por parte de voluntários, associações e instituições particulares de solidariedade social, Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Acção Social, destacou, ainda, o envolvimento de Mário Ferraz “figura que protagoniza este encontro ao longo desta década.” Para o autarca, “o mundo está perigoso e o que está a acontecer só tem uma resposta: a paz. À Câmara Municipal não cabe o papel de protagonista, e sim de apoio a esta iniciativa que teve início através dos pedidos da população.”

Mário Ferraz, organizador e impulsionador do Encontro pela Paz, caracterizou esta iniciativa como “encontro de afectos”. Mário Ferraz deu a conhecer o programa deste ano, que tem início já no dia 11 de Dezembro, às 14h30, no Diana Bar, com a inauguração da exposição “Unidos pela Paz” e a actuação de Francisco Cruz e Mara São Roque, a Dupla Maravilha. Nos dias 13 e 14, a tocha da Paz vai percorrer todas as freguesias do concelho da Póvoa de Varzim através das mãos de vários atletas, de diferentes idades.

A partir de 14 de Dezembro, e até 17 de Janeiro, poderá deixar uma mensagem na Árvore da Paz, que estará exposta no Diana Bar. Ainda no dia 14, a partir das 15h00, no Pavilhão Municipal, poderá assistir a um concerto de Pedro Khima. Depois do concerto, seguir-se-á a Marcha pela Paz, desde o Pavilhão até à Praça do Almada.

No dia 17 de Dezembro, Arun Gandhi, fundador do Instituto M.K. Gandhi para a Vida Sem Violência e neto de Mahatma Gandhi, será o orador do seminário “Será a Paz uma ilusão?”. O seminário vai realizar-se no Novotel Vermar, pelas 21h30. Acrescentamos que Arun Gandhi irá participar em todas as actividades do Encontro pela Paz.

A 31 de Dezembro, minutos antes da passagem do ano, a organização apela para que todos façam um minuto de silêncio. No dia seguinte, já em 2009, pelas 16h00, serão lançadas ao mar as flores brancas que foram sendo depositadas na Taça da paz ao longo do Encontro.

Finalmente, no dia 31 de Janeiro, no Diana Bar, às 21h30, será lançado o livro dos 10 anos do Encontro pela Paz e será inaugurada a exposição “10 anos Unidos pela Paz”.