O programa oficial é apresentado a 27 de Novembro, às 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Para além das actividades que já se tornaram uma tradição após dez anos de Encontros, a organização apresenta para a edição deste ano algumas novidades. Assim, e para além da conferência de imprensa, a organização volta a apostar na comunidade escolar da Póvoa de Varzim para a organização de uma exposição, com o título “Unidos pela Paz”, inaugurada a 10 de Dezembro, às 14h30, no Diana Bar. Também nesta edição todos somos convidados a colocar na janela ou na varanda um pano branco, símbolo da Paz, entre 14 de Dezembro e 1 de Janeiro de 2009. A Árvore da Paz, uma das novidades da edição do ano passado, volta este ano à Casa da Juventude, entre 14 de Dezembro e 17 de Janeiro de 2009. Já a Chama da Paz vai percorrer as freguesias da Póvoa entre 13 e 14 de Dezembro, terminando o seu percurso no Pavilhão Municipal.

A 14 de Dezembro, às 15h00, o Pavilhão Municipal é o centro de todas as comemorações, com a Cerimónia “Encontro pela Paz”, que mais uma vez vai proporcionar um colorido espectáculo de dança e de música, a que se junta a largada de pombos, a Marcha Pela Paz, do Pavilhão Municipal à Praça do Almada e a deposição de flores brancas na Taça da Paz.

Para o último dia do ano a organização convida todos a fazerem um Minuto de Silêncio pela Paz, momentos antes da meia-noite, como que a preparar a chegada do Dia Mundial da Paz, a 1 de Janeiro, assinalado com o lançamento ao mar das flores brancas recolhidas, no Cais da Paz.

Entrando pelo ano de 2009, a 17 de Janeiro, às 21h30 no Diana Bar, o Encontro pela Paz convida ainda a Lembrar a Paz, com o encerramento da exposição e o visionamento do filme do Encontro pela Paz 2008/2009.

A iniciativa termina a 31 de Janeiro com o lançamento, às 21h30, no Diana Bar, do livro Unidos pela Paz – 10 anos do Encontro pela Paz, a que se junta uma exposição de fotografia.