A Chama Pela Paz partiu de Balasar e de mão em mão passou em todas as freguesias, acabando o seu percurso no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim, no domingo, dia 17 de dezembro.

No domingo foi também no Pavilhão Municipal que se realizou a grande Cerimónia do Encontro pela Paz, com a habitual largada de pombos e um espetáculo de dança da escola Corpore Dance, com a direção das professoras Ana Marques e Francisca Marques.

No Pavilhão há uma árvore onde se podem pendurar mensagens de paz, que vai estar exposta até ao dia 13 de janeiro.

Prosseguiu-se com a Caminhada pela Paz desde o Pavilhão Municipal até à Praça do Almada, onde todas as pessoas se juntaram, fazendo um cordão humano e um minuto de silêncio. Cada pessoa levava uma flor branca para depositar na Taça da Paz, mas antes de o Coreto se vestir de branco, o Professor Rui Silva e a sua aluna Susana Costa interpretaram um momento musical com a ajuda, no piano do Professor Bruno Trocado.

No final todos os presentes levaram as flores até à Taça da Paz, deixando o Coreto mais harmonioso e brilhante.

Nesta cerimónia esteve presente o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Dr. Luís Diamantino e o mentor deste projeto que já conta com 19 anos, Mário Ferraz.

A Taça pela Paz fica no coreto até ao dia 1 de janeiro, nesse dia será levada até ao Cais da Paz, onde continuam as celebrações do Encontro pela Paz, e onde se dá o ponto alto do Encontro com as flores a serem atiradas ao mar. A acompanhar este momento estarão a atuar os  Professores  Paulo Veiga, Agostinho Gomes, Marco Maia e António Costa da Escola Música da Póvoa de Varzim.

O Encontro pela Paz termina no dia 13 de janeiro, às 21h30, no Diana Bar com o encerramento da exposição da Educação pela Paz, a projeção de um pequeno vídeo, com alguns momentos do Encontro,  vão ser entregues os diplomas e certificados de agradecimento. Finalmente haverá a atuação do Duo Carla e Aires, de Francisco Cruz e Mara São Roque a Dupla Maravilha e ainda dos coros infantis de Amorim e Laúndos.