Conforme explicou Fernando Santos, Enfermeiro Chefe do Bloco Operatório Central, o lema deste ano é “Equipas unidas, doentes seguros” e considera que “esta é uma excelente forma de fazermos a interação com os nossos clientes, ou seja, fazer com que os nossos clientes se sintam também parte das nossas equipas”.

Para o Enfermeiro Chefe, “a segurança é um tema cada vez mais candente e importante em termos da prestação dos cuidados”.

Com a exposição fotográfica, que apresenta trabalhos de fotógrafos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde – Gil Macedo Araújo; João Brites; José Novais; Renato Cruz Santos; Rita Rocha e Rita Salgado – “pretendemos que haja uma consciencialização por parte dos nossos clientes daquilo que fazemos no Bloco Operatório e criar pontos de ligação com eles próprios”. Pretendem ainda “provocar, de alguma forma, a dessacralização do ambiente cirúrgico. O doente não pode ser um elemento estranho mas sim um elemento que faz parte da equipa e participa no seu processo de tratamento e cura”.

Pode visitar a exposição que retrata o ambiente cirúrgico pela objetiva destes seis profissionais até 15 de março, no Diana Bar.

Fernando Santos considera que “a união entre as equipas é cada vez mais visível e tem que ser fomentada permanentemente sob o risco de criarmos individualismos. A equipa em si funciona muito melhor se for uma equipa coesa, comprometida e bem formada porque permite prestar serviços de excelência, cuidados de qualidade e seguros”.

A temática “Equipas unidas, doentes seguros” foi abordada numa conferência com a participação de diferentes profissionais da área da saúde: Eduardo Lopes Coutinho, Hélder Pereira, Lúcia Casal, Manuela Marques e Mónica Macedo e moderação de Fernando Santos.

O Presidente Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/ Vila do Conde José Manuel de Araújo Cardoso, esteve presente na iniciativa e realçou o empenhamento das equipas para iniciativas como esta contribuindo para que o CHPVVC seja uma referência a nível local, regional e até nacional.

Também o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, marcou presença manifestando a disponibilidade da Câmara Municipal para apoio logístico a estas iniciativas e reconhecendo e congratulando a dinâmica do Centro Hospitalar.