Sempre de olhos postos no futuro, Aires Pereira falou do passado transmitindo que “globalmente, e dentro daquilo que são as responsabilidades do Município, a época balnear de 2014 correu da melhor forma possível.

Começamos, no dia 1 de junho, com a Cerimónia Nacional das Bandeiras Azuis, a revelar o reconhecimento que a Associação Bandeira Azul atribui à Póvoa de Varzim por todo o trabalho que foi feito de credibilização das nossas águas balneares e de tudo o que tem a ver com as condições de acessibilidade, segurança e asseio da praia. Tudo isso tem vindo a ser reconhecido como uma praia de qualidade”.

Para o edil, esta cerimónia também foi positiva no sentido em que “focalizou, sobre a nossa praia e sobre a Póvoa de Varzim, o interesse do país relativamente a tudo o que tem vindo a ser feito. Isso, naturalmente, traduz-se numa maior procura das nossas zonas balneares, dos nossos hotéis, das nossas casas para alugar, da nossa restauração, de toda a fileira ligada ao Turismo dito sol e praia”.

Aires Pereira lembrou que “apesar de ter havido algumas zonas que tinham sido afetadas durante as intempéries de inverno, isso não criou nenhuma dificuldade ao funcionamento da época balnear nem ao hastear das bandeiras azuis. Portanto, tudo aquilo que dependia do Município foi efetivamente realizado”.

No que diz respeito às questões de segurança e vigilância das praias, o autarca revelou que “a parceria do Município com Os Delfins continuou a dar frutos, quer sobre o ponto de vista do dispositivo de segurança montado, quer sob o ponto de vista da ausência total de incidentes graves durante a época balnear. Um aspeto muito bom para quem frequenta as nossas praias”.

No entanto, Aires Pereira constatou que “há fatores nos quais não podemos intervir, nomeadamente, o tempo. Tivemos um verão atípico, que se fez sentir não só na Póvoa de Varzim mas no país inteiro, o que prejudicou bastante os fins-de-semana. A chuva e as temperaturas relativamente baixas tiveram reflexo na vida das pessoas que diariamente se deslocavam à praia.  Se o tempo está mau ou as condições não são as melhores, as pessoas naturalmente que não vêm”.

Quanto à vertente comercial, o autarca registou que “há opiniões diversas. Há comerciantes que dizem que foi melhor, há outros que se queixam que foi pior. Trata-se de uma atividade sazonal, muito influenciada e muito indexada às condições meteorológicas. E, nesse aspeto, não podemos fazer grande coisa para melhorar”.

Aires Pereira destacou “a quantidade de eventos e animação que houve durante este verão, fatores de atratividade para que as pessoas cá venham, nomeadamente, a Festa da Sardinha, promovida pela Juvenorte, a Festa do Mar, organizada pelo Leões da Lapa F.C., a Festa da Francesinha, levada a cabo pela Paróquia da Matriz e a Feira do Livro, uma organização do Município. Alguns exemplos de um conjunto de eventos que a Câmara apoia ou realiza na conquista de um público fiel ”.

Em jeito de balanço, o Presidente considera que “a Câmara tem, naturalmente, que estar satisfeita com aquilo que foi feito e agradecer às pessoas que colaboraram porque são todas peças importantes, desde aqueles que prestam um bom acolhimento à forma como tratam quem nos visita.

Ao Município cabe, desde já, começar a preparar a próxima época balnear e esperar que seja melhor porque é sempre esse o nosso objetivo”.

E neste sentido, o autarca referiu-se “ao investimento de cerca de dois milhões de euros na orla costeira, que resulta da necessidade de se fazer algumas intervenções, e vai permitir renovar grande parte da costa de Aver-o-Mar até ao limite do concelho, criando novas zonas de estar, passadiços e zonas de estacionamento.

Pretende-se alargar a nossa frente de mar de modo a criar novas oportunidades e outros locais para onde as pessoas possam ir tendo sempre em atenção as condições de segurança que são necessárias garantir”.

Assim, será possível “convidar as pessoas a irem bem mais longe do que o Passeio Alegre, o Alto Martim Vaz ou a Praia da Lagoa. Dentro de muito pouco tempo, vamos dar início à obra para que esteja concluída no arranque da época balnear, previsto para 15 de junho de 2015”.