Assim sendo, a apresentação dos livros António dos Santos Graça – vida e obra e À descoberta de António dos Santos Graça terá lugar dia 17, sexta-feira, às 18h00.

Com organização e edição de Manuel Costa, o primeiro livro trata-se de um catálogo foto biográfico que “em suportes panorâmicos estruturantes circulam percursos biográficos-chave da personalidade eclética de António dos Santos Graça que abrangem: a infância; a juventude; a família; a obra; o quotidiano; o etnógrafo; o político; o jornalista.” (prefácio). A outra publicação destina-se ao público infanto-juvenil, sendo que se dá a conhecer a vida e obra de António dos Santos Graça através de doze cadernos temáticos que exploram as múltiplas facetas deste ilustre poveiro. 

Às 22h00, irá realizar-se a apresentação do livro Somos todos um bocado ciganos de Manuel Jorge Marmelo.

Sinopse do romance

O Grande Circo Romani não é como os outros. Os artistas vivem precariamente em rulotes e desdobram-se em diferentes personagens, como noutro circo qualquer. São palhaços e acrobatas, mágicos e domadores de animais. A coincidência de um brutal acidente e de um crime tenebroso que tem por vítima Pavarotti, o burro cantor, dá início a uma incursão pelas peculiares figuras deste circo familiar e pelas desconcertantes impressões de um adolescente um bocado cigano, e por isso estigmatizado. Ele sonha vir a ter uma mota para fazer o número do poço da morte, espia o corpo nu da trapezista e anseia pela chegada do dia em que será capaz de fazer gemer as mulheres – como um homem a sério.

Manuel Jorge Marmelo nasceu em 1971, no Porto. É jornalista desde 1989 e estreou-se na literatura em 1996 com o livro O Homem Que Julgou Morrer de Amor. Os mais de vinte títulos que tem publicados incluem romances, crónicas, livros infantis e contos. Conquistou, em 2005, o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco com o livro O Silêncio de um Homem Só. É o autor de, entre outros, Aonde o Vento me Levar e As Mulheres Deviam Vir com Livro de Instruções, em breve disponíveis na Quetzal, que já publicou As Sereias do Mindelo, Uma Mentira Mil Vezes Repetida, O Amor É para os Parvos e agora Somos Todos um Bocado Ciganos.

No sábado, 18, às 18h30, terá lugar a apresentação do livro Da Antiga Capela de S. Tiago à Nova Igreja da Misericórdia, de Deolinda Carneiro e José Flores. No Prefácio da obra, os autores explicam que “estudar o Património Artístico da Santa Casa da Misericórdia fundada na Póvoa de Varzim há 250 anos, não se resume a analisar e descrever obras de arte adquiridas ao longo de dois séculos e meio. Esta Instituição “estabeleceu-se” e “herdou” a antiga Igreja Matriz da vila da Póvoa e, com ela, retábulos, mobiliário, esculturas, pinturas, alfaias litúrgicas e tudo o que não foi transferido para a nova Igreja Matriz em 1757. O seu património espelha a história da formação da Póvoa de Varzim, desde a primitiva ermida dedicada a S. Tiago, às actuais instalações de Solidariedade Social. São mais de sete séculos de arte que vemos reflectidos nas peças que pertencem (ou pertenceram) à Santa Casa”.

No dia 19, às 16h00, Alberto S. Santos, estará no recinto da Feira para uma sessão de autógrafos.

Alberto S. Santos é advogado, formado pela Universidade Católica Portuguesa, exercendo atualmente funções públicas. É natural de Paço de Sousa, Penafiel, onde reside.

A Profecia de Istambul (2.ª edição) é o seu segundo romance, depois do best-seller A Escrava de Córdova (5.ª edição, mais de 20 mil exemplares vendidos), apresentado na Feira do Livro, em 2009.

Às 18h30 será apresentado Masterchef – Livro de cozinha. As melhores receitas do vencedor. Lígia Santos, a vencedora, estará presente no lançamento do livro que incluirá sessão de autógrafos e showcooking de uma das receitas da publicação.

“Equiparo a minha passagem pelo MasterChef ao calcorrear de um trilho na montanha com picos e vales. A passagem pelos vales encorajou-me a atingir os picos. O culminar deste trilho terminou com a conquista a que me tinha proposto: ser a 1ª MasterChef de Portugal.”, explicou Lígia Santos.

Sobre a organização do livro, adiantou que “começa com 70 receitas principais, todas da minha autoria, subdivididas nas categorias de Entradas e sopas, Pratos principais e Sobremesas. No final, há uma secção dedicada a receitas de alguns participantes no concurso que eu escolhi pela relevância que tiveram no decorrer do mesmo”, esclareceu.

Masterchef – Livro de cozinha. As melhores receitas do vencedor. foi publicado pela RTP em parceria com a EuroImpala, a Endemol e a Shine Group, divulgando, deste modo, as receitas originais da vencedora, bem como as melhores receitas do programa de culinária mais famoso do mundo.

A Feira do Livro abre às 16h00, exceto no dia 15 de agosto que abre às 14h00, encerrando, todos os dias, às 24h00. Reveja os vários momentos de mais uma edição da Feira do Livro da Póvoa de Varzim, no portal municipal.