No dia 13 de agosto, segunda-feira, haverá teatro de fantoches “O Homem que falou com os peixes” para os mais novos. Esta é uma peça de marionetas que o Museu Municipal prepara regularmente no âmbito do seu serviço educativo, mediante marcação prévia. No entanto, no âmbito da Feira do Livro, terão lugar duas sessões, às 16h30 e às 18h30. A peça, inspirada na obra O Poveiro, de António Santos Graça, no filme “Ala Arriba” e no típico Serão Poveiro, alude à vida e costumes da comunidade piscatória poveira, através das aventuras do pequeno Salvador e dos seus amigos. É, por isso, uma excelente atividade para se ver em família, onde os mais novos apreendem sobre a Tradição e História Poveiras.

Na terça-feira, 14, às 18h00, irá realizar-se a apresentação dos livros António dos Santos Graça – vida e obra e À descoberta de António dos Santos Graça (organização e edição de Manuel Costa). O primeiro trata-se de um catálogo foto biográfico que “em suportes panorâmicos estruturantes circulam percursos biográficos-chave da personalidade eclética de António dos Santos Graça que abrangem: a infância; a juventude; a família; a obra; o quotidiano; o etnógrafo; o político; o jornalista.” (prefácio). A outra publicação destina-se ao público infanto-juvenil, sendo que se dá a conhecer a vida e obra de António dos Santos Graça através de doze cadernos temáticos que exploram as múltiplas facetas deste ilustre poveiro.

Na quinta-feira, 16, às 22h00, terá lugar uma sessão de autógrafos de Fátima Veloso, com apresentação de músicas e danças africanas e outras, em colaboração com o Grupo de Poetas Poveiros e Amigos da Póvoa. Naturais de várias localidades, os elementos deste grupo, do qual Fátima Veloso faz parte, têm em comum o amor à poesia e à Póvoa de Varzim, cidade de adoção. Os seus principais objetivos são incentivar os jovens para a poesia, lançar poetas que têm os seus trabalhos escondidos na gaveta e promover a apresentação de livros dos poetas, em suma, contribuir para a dinamização da poesia.

A Feira do Livro abre às 16h00, exceto no dia 15 de agosto que abre às 14h00, encerrando, todos os dias, às 24h00. No portal municipal pode acompanhar o certame e consultar o programa de animação.