Além dos livros, o convite para visitar a Feira do Livro passava também por exposições, lançamentos de livros, animação infantil e sessões de autógrafos.

Do dia 3 de agosto até ontem, aquela artéria privilegiada da cidade voltou a contar com mais uma edição da Feira do Livro. Desde 1995 que o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim organiza este certame com a participação de várias editoras e livreiros. Desta edição destacamos as leituras infantis, forma de incentivar os mais pequenos a se interessarem e apaixonarem pelos livros, a dança, com a colaboração da Academia Artedança, a exposição de cartoons “Eça e Portugal”, de Ricardo Campus, demonstrações de capoeira, com a Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira, encontros com os escritores Luís Miguel Rocha, Leonor Mexia, Mário João Alves, Maria Antónia Ribeiro, Fátima Veloso, Miguel Miranda, José Azevedo, Alberto Serra, Manuel Jorge Marmelo, Jorge Basílio, João Barreto Guimarães e Alberto S. Santos e uma sessão de autógrafos com a 1ª MasterChef de Portugal, Lígia Santos.

Destacamos, também, um projeto iniciado por Manuel Lopes, antigo diretor da Biblioteca Municipal. “Há sempre uma janela que podemos abrir: um olhar para dentro e para fora de nós. Um livro. Uma casa com memória. Uma cidade que fala, pedra a pedra, palavra a palavra. Abraço de realidades e ficções que nos aprofunda e transfigura.” Foi desta forma que Manuel Lopes apresentou o primeiro itinerário daquilo que pretendia que fosse um roteiro de Memórias e Percursos Literários na Póvoa de Varzim. Foi editado o primeiro, e único, em 2001 (ficou por acabar este seu projeto), denominado “Davam grandes passeios aos domingos”. E realizado o passeio. “De um passeio se trata. Guiado por livros e leituras.” – escreveu ainda Manuel Lopes. No âmbito da Feira do Livro de 2012, aproveitando uma tarde de domingo de um verão à beira-mar, foi feito o desafio para repetir esta caminhada literária, acompanhados de autores e livros aos quais a Póvoa de Varzim ficará para sempre ligada: Almeida Garrett, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, António Nobre, Ramalho Ortigão, José Régio, Alexandre Pinheiro Torres, Agustina Bessa-Luís, Luísa Dacosta e muitos outros, porque não é de hoje a relação da Póvoa com a literatura.

Por último, lembramos a apresentação dos livros António dos Santos Graça – vida e obra e À descoberta de António dos Santos Graça. O primeiro trata-se de um catálogo foto biográfico que em suportes panorâmicos estruturantes circulam percursos biográficos-chave da personalidade eclética de António dos Santos Graça que abrangem: a infância; a juventude; a família; a obra; o quotidiano; o etnógrafo; o político; o jornalista. A outra publicação destina-se ao público infanto-juvenil, sendo que se dá a conhecer a vida e obra de António dos Santos Graça através de doze cadernos temáticos que exploram as múltiplas facetas deste ilustre poveiro.

Os melhores momentos desta Feira do Livro podem ser revividos no portal municipal.