A antologia, que pertence à Colecção Rimas Traquinas, inclui textos de Amadeu Baptista, Francisco Duarte Mangas, João Melo Ribeiro, Luísa Ducla Soares, Nuno Higino, José António Franco e Vergílio Alberto Vieira e ilustrações de João Concha. Publicada pela Editora Trinta por uma Linha, a obra é recomendada pela Casa da Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian, apresentando-se na sua “Montra” de títulos e sobre a qual é dito que “explorando as potencialidades sonoras, rítmicas e melódicas da língua, combinadas com formas breves, algumas de ressonância tradicional, os autores poetizam um conjunto diversificado de temas e motivos, percorrendo as linhas de forma da poesia contemporânea para crianças: a natureza e os seus habitantes; os animais; os jogos e as brincadeiras; o circo; o universo interior da criança; o humor e o nonsense; a reinvenção da língua e da herança tradicional, entre outros. Enriquecendo uma área de edição ainda exígua, esta antologia reúne um arco-íris colorido de poetas e é bem possível que venha a constituir uma referência”.

PedroPinto
Pedro Pinto

Domingo, 09 de Agosto, pelas 18h00, o jornalista da TVI Pedro Pinto estará na Feira do Livro para apresentar o seu romance estreia, O Último Bandeirante, editado pela Esfera dos Livros.
O Último Bandeirante  é um romance histórico cujo protagonista é Raposo Tavares e narra que “quando este atacou a Missão Jesuíta de Jesus Maria, o seu objectivo era conquistar a região do Tape em nome da Coroa portuguesa e destruir o sonho do Superior Diego de Trujillo. Contudo, estava longe de imaginar que começava ali uma corrida de vida e morte à maior bandeira de sempre em terras do Brasil. Com as mãos sujas de sangue, a roupa a cheirar a queimado e milhares de índios aprisionados, Raposo Tavares, o maior bandeirante de todos os tempos, regressou à vila de São Paulo; voltou a casa e ao fabrico das suas estranhas infusões, ao desenho dos seus mapas e aos braços apaixonados de Maria Teresa. No entanto, era hora de regressar ao mato, para definir as fronteiras de Tordesilhas e procurar, a contragosto, o Eldorado. Só que, três anos depois, quando regressou a São Paulo, Raposo Tavares era um homem quase irreconhecível, marcado pela maldição do Amazonas”.

Pedro Pinto, de 37 anos e jornalista desde 1997, é coordenador e apresentador do “Jornal Nacional” da TVI. É também formado em Relações Internacionais e Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG, assim como professor na Universidade Autónoma de Lisboa desde 1996, onde é responsável pelas cadeiras de Integração Económica e de Newsroom.

A Feira do Livro decorre até 16 de Agosto e está aberta de domingo a quinta-feira das 16h00 às 24h00 e às sextas e sábados das 16h00 à 1h00. No portal municipal, está disponível o programa de animação da Feira.