É um espaço de tertúlia, onde a literatura, a música, o teatro, a dança e até as artes de rua se reúnem numa festa à qual todos se podem juntar.

Na quinta-feira, dia 4, às 22h00, terá lugar, no recinto, a apresentação do livro Divagações à Flor da Alma e do Mar, de Donzília Martins, um dos trabalhos concorrentes ao Prémio Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’ Escritas 2011.

No dia 5, sexta-feira, às 17h30, estará na Feira o escritor Richard Zimler para uma sessão de autógrafos. No mesmo dia, também às 17h30, João Manuel Ribeiro estará de volta para uma sessão de leituras dirigida aos mais novos.

À noite, pelas 22h00, junto ao stand da Câmara Municipal, a proposta será para uma tertúlia a ler o mar que contará com a presença de vários escritores para uma conversa sobre o tema “As histórias só acontecem àqueles que as sabem contar”. Moderada por Luís Ricardo Duarte, terá as seguintes participações: Afonso Cruz, Carlos Quiroga, João Tordo, Paulo Ferreira e Rosa Alice Branco. Este é o convite do Pelouro da Cultura: “todos ao Passeio Alegre, na sexta, para uma tertúlia à volta dos livros e das histórias e dos escritores e da escrita. E haverá oportunidade para autógrafos, pois claro, assim haja livros”.

O programa pode ser consultado na íntegra no portal municipal, local onde também poderá seguir, através de notícias e imagens, o dia-a-dia da Feira do Livro da Póvoa de Varzim.

A Feira do Livro funciona de domingo a quinta das 16h00 às 24h00 e às sextas e sábados das 16h00 à 1h00. No seu último dia, 15 de Agosto e feriado em honra de Nossa Senhora da Assunção, a Feira está aberta das 15h00 às 24h00.

São mais de 200 as editoras representadas, repartidas por 40 stands onde se podem encontrar livros para todos os gostos, incluindo exemplares de edições poveiras, disponíveis num stand preparado para o efeito, e até livros usados ou antigos, já que na Feira vão estar presentes alfarrabistas.

Organizada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, a Feira do Livro é uma das actividades mais concorridas no Verão poveiro, fruto dos milhares de veraneantes que por esta altura visitam o município.