Foi pouco depois da meia-noite que, do Alto Martim Vaz, foi lançado o incandescente fogo de artifício que se libertava ao ritmo da música que fez vibrar todos quantos fixamente olhavam para o céu fascinados pela luz e cor que abrilhantavam os festejos de São Pedro.

A noite passada ficou ainda marcada pela actuação das rusgas, no Estádio do Varzim, perante uma assistência de milhares de pessoas que fervorosamente apoiavam o seu bairro. Regufe, Belém, Mariadeira, Sul, Matriz e Norte participaram na Marcha de S. Pedro que envolveu o público nas danças e cantares protagonizadas pelos diferentes bairros que sucessivamente foram subindo ao palco. E porque a noite é de festa e São Pedro merece todo o respeito dos poveiros, os seis bairros colocam de lado qualquer diferença ou rivalidade e unem-se numa actuação única interpretando a Rusga da Póvoa, que engloba dois pares de cada.

A dedicação com que os bairros prepararam a festa foi notória nas actuações das rusgas na noitada de 28, nos palcos existentes nos Bairros Norte, Matriz e Sul numa alegria partilhada pelas ruas onde durante a noite desfilaram. Animação, sardinhas e vinho não faltaram naquela que foi a noite mais longa do ano para os poveiros e visitantes. Até ao amanhecer do dia 29, a folia manteve-se contagiando todos quantos se passeavam pelas várias artérias da cidade devidamente decoradas e adornadas de colorido, com destaque especial para os tronos onde figura o patrono da festa, São Pedro.

As solenidades religiosas das Festas de São Pedro cumpriram-se no dia 29 com a celebração da Missa de S. Pedro, às 11h00, na Igreja da Lapa e com a Majestosa Procissão de S. Pedro que, pelas 17h00 saiu da Igreja Matriz e, após percorrer diferentes ruas da cidade, recolheu na Igreja da Lapa. A procissão incorporou, como em anos anteriores, os três Santos Populares: S. Pedro, Sto. António e S. João e nela estavam representadas as associações do concelho devidamente engalanadas, bem como os seis bairros. No Dia de São Pedro  houve ainda lugar para um concerto da Banda Musical da Póvoa de Varzim, pelas 15h00, na Praça do Almada, que prolongou a sua actuação integrando a Procissão.

Como já vem sendo habitual, marcaram presença na nossa cidade para celebrar São Pedro vários elementos das delegações das cidades com as quais a Póvoa de Varzim mantém relações de geminação, Montgeron, Eschborn e Zabbar, sendo que o programa das festas incluiu, este ano, a Assinatura do Protocolo de geminação com a cidade de Eschborn. É congratulador para o município e toda a comunidade poveira o envolvimento dos responsáveis políticos das cidades irmãs, nomeadamente Gérald Hérault, Presidente da Câmara Municipal de Montgeron, e Wilhelm Speckhardt, Presidente da Câmara Municipal de Eschborn, de modo a manter permanentes as relações entre as suas comunidades e fortalecer os laços de amizade existentes.

As festividades prolongam-se até domingo, 4 de Julho, com a emblemática prova de atletismo – XXII Grande Prémio S. Pedro – e o Concerto pela Orquestra Ligeira da Banda Musical da Póvoa de Varzim, às 22h00, no Palco do Passeio Alegre. No sábado à noite, terá oportunidade de assistir, novamente, à actuação das rusgas que, a partir das 22h00, irão desfilar nas Avenidas dos Banhos e dos Descobrimentos.

Para reviver todos os momentos das Festas de São Pedro, visite o portal municipal.