Os milhares de pessoas nas ruas, o programa diverso e animado e os muitos momentos de confraternização e alegria voltaram a resultar num balanço mais do que positivo e que, novamente, fizeram destas as maiores festas do concelho.

O programa festivo conheceu o seu final no passado fim-de-semana, 3 e 4 de Julho, com o Desfile Nocturno das Rusgas, na noite de sábado, e com XXII Grande Prémio de Atletismo de S. Pedro e o Concerto pela Orquestra Ligeira da Banda Musical da Póvoa de Varzim, no domingo.

Mais uma vez, milhares de pessoas acorreram a estes últimos momentos de animação, que tiveram os “filhos da terra” como estrelas principais. De facto, na noite de sábado, as ruas apinharam-se de gente para se assistir ao desfile das rusgas dos Bairros de Belém, da Mariadeira, de Regufe, da Matriz, do Norte e do Sul. Da Avenida dos Banhos até à Avenida dos Descobrimentos, este desfile, onde participaram não só os elementos das rusgas como também antigos membros das mesmas, foi uma espécie de despedida até 2011, com uma apresentação final das danças, cantares e trajes desta rica e estimada tradição poveira.

No domingo, se a manhã começou com desporto com o XXII Grande Prémio de Atletismo, a noite terminou com música ao som da Orquestra Ligeira da Banda Musical.

Também a Escola Prática de Serviços desenvolveu, na última semana, uma série de iniciativas que assinalaram o seu 4º aniversário, inseridas nas Festas de S. Pedro. A este propósito, o Largo do Passeio Alegre recebeu, até 1 de Julho, uma exposição de materiais e, no mesmo local, a população teve ainda oportunidade de fazer subidas à torre de escalada ou slide. A 1 de Julho, às 10h00, teve lugar a Cerimónia Militar Comemorativa no Largo do Passeio Alegre. No mesmo dia, mas às 22h00, a Orquestra Ligeira do Exército subiu ao palco para brindar o público com uma actuação.

As Festas de S. Pedro começaram a 25 de Junho com o já emblemático “S. Pedrinho e a Pequenada”, que reuniu crianças de jardins-de-infância do concelho numa quase fiel recriação das Rusgas Poveiras. Seguiu-se a inauguração da exposição de Júlio Resende, no dia 26, e a noite mais longa e animada do ano, de 28 para 29 de Junho. No dia 29, Feriado Municipal, as celebrações religiosas marcaram o início do dia, que terminou com o Espectáculo das Rusgas e com o Espectáculo Piromusical. Este dia ficou ainda assinalado pela assinatura do acordo de geminação com Eschborn (Alemanha).

Visite o portal municipal e recorde as Festas de S. Pedro através de centenas de fotografias. Certamente que estas serão um convite irrecusável para as Festas de S. Pedro em 2011.