Luís Diamantino, Vereador dos Pelouros da Educação e da Cultura, recebeu os participantes e assistiu a esta festa que pais, familiares e amigos não quiserem perder. Os petizes não se fizeram rogados: assumindo com responsabilidade o papel que lhes foi dado, mantiveram o cuidado nas poses e nas coreografias, preparadas com afinco pelas educadoras nas últimas semanas.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, tem vindo a marcar, de há alguns anos para cá, o arranque das Festas de S. Pedro e tem como objectivo incentivar os mais pequenos a participar nas rusgas, uma tradição poveira bastante emblemática. Por isso, imitam coreografias, cantam músicas típicas e envergam trajes tradicionais.

Participaram, este ano, o Centro Social e Paroquial de Terroso, Centro Social Bonitos de Amorim,  Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar,  Jardim Escola O Ribeiro, Centro Social e Paroquial de Navais,  A Beneficente – Monsenhor Pires Quesado,  Grande Colégio da Póvoa,  No Reino da Aventura,  Centro Social de Bem Estar S. Pedro de Rates,  Obra de Santa Zita,  Centro Social e Paroquial de Beiriz,  Centro Social Monsenhor Pires Quesado (Matriz),  Jardim de Infância Cego do Maio,  A Beneficente – Jardim Escola Stº. António e Centro Social e Paroquial de Aguçadoura.

Até 4 de Julho a Póvoa de Varzim vai continuar a vibrar com as Festas de S. Pedro. No portal municipal pode encontrar toda a programação que agora promete animação diária na cidade. Entre as propostas, e no âmbito das Comemorações do 4º Aniversário da Escola Prática de Serviços, o Passeio Alegre vai receber, até 1 de Julho, uma exposição de materiais. A população pode ainda fazer subidas à torre de escalada ou slide. A 1 de Julho, às 10h00, tem lugar a Cerimónia Militar Comemorativa no Largo do Passeio Alegre. No mesmo dia, mas às 22h00, dá-se a actuação da Orquestra Ligeira do Exército.

Para sexta-feira, 2 de Julho, o convite passa pelo teatro de comédia. No Passeio Alegre, às 22h00, “SuperSilva” promete muitas gargalhas, ou não contasse o elenco com actores como Tozé Martinho, Miguel Dias, Patrícia Candoso, Florbela Menezes, Daniel Silva, Ricardo Vieira e Bruno Santos. “SuperSilva” começou por ser protagonizado por Raul Solnado e esteve em exibição durante mais de dois anos no Teatro Vilaré, em Lisboa.