Encontra-se reunido no Cine-Teatro Garrett, até 24 de março de 2024 e com entrada livre, um conjunto de obras de Susana Mendes Silva em depósito na Coleção de Serralves e de trabalhos da sua própria coleção desde a década de 1990.

Concebida em estreita colaboração com a artista, a exposição conta com curadoria de Joana Valsassina e integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves. Aires Pereira destacou a importância que Serralves tem para a cultura em Portugal, funcionando como um polo aglutinador para a cultura na Região Norte.

Para o Presidente da Câmara, este tipo de iniciativas que visam tornar o acervo da Fundação de Serralves acessível a públicos diversificados são de louvar, especialmente porque valorizam a cultura e o valor dos artistas nacionais.

A prática de Susana Mendes Silva desenvolve-se em torno do desenho, da performance, do trabalho de arquivo e, sobretudo, do encontro – com o público, com o espaço, com a história e com os seus pares. Tomando como ponto de partida a dimensão relacional da sua obra, esta mostra extravasa a definição convencional de exposição individual e apresenta a obra de Susana Mendes Silva em diálogo com o trabalho de artistas nacionais e internacionais que se destacam enquanto importantes referências no seu universo criativo e afetivo. Neste contexto, são apresentadas obras de Alice Geirinhas, Ana Hatherly, Dara Birnbaum, Mané Pacheco, Maria José Aguiar e Yoko Ono.