No seu discurso, o Presidente lembrou que este “seria o 41.º aniversário se a pandemia nos não tivesse impedido de promover o de 2020/21”, uma vez que esta iniciativa de promoção e de massificação da prática do futebol nasceu na época 1983/84. Neste sentido, agradeceu “a quem, há 41 anos, o pôs de pé, e a todos quantos, desde então, o têm feito singrar e a afirmar-se como a grande referência do Futebol Popular na região e no país!”.

Aires Pereira fez questão de recordar que a Comissão Promotora fundadora era constituída por 7 membros – António Pereira, Adelino Marinheiro, Benjamim Morim, Jorge Silva, António Serrano, Sá Moreira e Domingos Laúndos – “infelizmente, já não estão entre nós” os dois últimos, “mas estão connosco os outros cinco, a quem reconhecidamente agradeço a imensa dedicação à causa do futebol popular”.

O Presidente da Câmara reconheceu que, inicialmente, as condições para a prática desportiva eram muito precárias; “algumas freguesias do concelho não tinham, sequer, campo de futebol”. No entanto, a realidade agora é outra graças ao envolvimento do movimento associativo e com a participação empenhada da autarquia. Atualmente, todas as freguesias têm campo de futebol relvado e excelentes estruturas de apoio.

Dirigido pela Associação de Futebol Popular criada há 20 anos, o Interfreguesias foi crescendo em ambição e dimensão competitiva, abarcando hoje 6 escalões (Benjamins, Escolinhas, Infantis, Juvenis, Seniores e Femininos) e movimentando, em competição regular, 2.800 praticantes, em representação de 12 associações.