Este será o primeiro de sete momentos altos que prometem fazer as delícias dos mais novos, todas as sextas-feiras e sábados de dezembro, a partir das 18h00. A não perder, os espetáculos da Bela e o Monstro (amanhã), Fábrica do Nicolau (13 de dezembro), Reino do Gelo (14 de dezembro), Branca de Neve (20 de dezembro), Peter Pan (21 de dezembro) e Vaiana (27 de dezembro). Todas estas atividades são de entrada livre, a efetuar 30 minutos antes do evento e até atingir a lotação limite.

Para além dos espetáculos, o Palácio de Natal recebe diariamente oficinas de trabalhos manuais e desafios, dirigidas às crianças e jovens, que aí têm acesso a cartas de natal, pinturas, globos de neve, bolas de natal personalizadas, estrela natalícia, fantoches de natal e pinturas faciais.

Os mais novos podem ainda pedir um desejo e tirar fotografias com o Pai Natal, brincar gratuitamente com equipamentos ecológicos de animação e viajar no comboio mágico rumo à Estação de Natal.

O Feliz Natal Póvoa de Varzim não se fica pelo Palácio de Natal, pois são muitos os eventos que a Câmara Municipal preparou para si.

O Mercado Municipal promove o “Mercado de Natal”, com uma panóplia de atividades preparadas a pensar em si: uma Oficina Criativa de Decorações de Natal (amanhã de manhã); “Cozinha ao Vivo – Almoço Solidário”, (dia 14); dois concertos de música, a cargo da Capela Marta (21) e da Orquestra de Sopros da Escola de Música (28); e as Janeiras, cantadas pelas Tricanas Poveiras (4 de janeiro de 2020). Todas estas atividades têm inicio agendado para as 10h30.

No dia 13 de dezembro, às 21h30, a Igreja Matriz recebe as classes de conjunto da Escola de Música da Póvoa de Varzim, para um Concerto de Natal, com participação de António Costa, Rui Silva e Tiago Carriço e das Orquestras de Sopros, Cordas, Classes de Conjuntos Corais, Coro Juvenil Pró-Música e Ensemble Instrumental Pró-Música.

A Casa da Juventude também se associa novamente à grande festa natalícia da Póvoa, com nova edição do “Dá-te Férias – Natal”, entre os dias 18 e 23 de dezembro (escalões infantil e juvenil) e nos dias 26 e 27 de dezembro (escalão júnior). A paragem escolar aproxima-se e este programa de atividades é a solução ideal para, durante esse período, os seus filhos permanecerem ocupados de forma divertida e com muita responsabilidade à mistura.

O Museu Municipal preparou igualmente um conjunto de atividades integradas nas festividades da Quadra Natalícia, que se estendem até 10 de janeiro de 2020. Até 19 de dezembro e de 7 a 10 de janeiro vão ser promovidas sessões do teatro de marionetas “Cantigas ao Menino”, que retratam a festa e Ceia de Natal Poveira. As sessões vão acontecer às terças, quartas e quintas-feiras, mediante marcação prévia, para grupos com mais de 24 pessoas.

Os tradicionais presépios, de formato e características diversas, incluindo um presépio tradicional poveiro, serão apresentados entre os dias 18 e 23 de dezembro (escalões infantil e juvenil) e nos dias 26 e 27 de dezembro (escalão júnior), sendo que o Museu Municipal irá também montar “A Ceia de Natal Poveira” na antiga cozinha do Solar, onde estarão patentes alguns aspetos e tradições de Natal do pescador poveiro.

No dia 22 de dezembro, o Posto de Turismo “Torreões” vai receber o XXII Concurso “Delícia de Rabanada”, a partir das 16h00. O concurso, que visa a promoção do ex-libris da doçaria tradicional poveira, é um evento perfeitamente consolidado no programa de animação da época natalícia na Póvoa de Varzim.

Não deixe que a quadra festiva seja apenas sinónimo de doces e lazer. Venha ao Pavilhão Municipal praticar desporto, com o Torneio Aberto de Natal e a Festa de Natal do Desporto Sénior, nas manhãs de 8 e 13 de dezembro, respetivamente.

Por fim, o Cine-Teatro Garrett propõe uma panóplia de atividades natalícias para o mês de dezembro. Nos dias 14 e 16 de dezembro, dois musicais: “Cinderela – A ceia de Natal do Palácio” e Como o Grinch roubou o Natal”, respetivamente, prometem ensinar o melhor do espírito natalício: sermos gratos, sabermos pedir desculpa e desculpar, bem como a importância dos elos familiares, muito mais nesta época especial. Os bilhetes custam €10, para plateia, e €9, para balcão e camarotes.

No dia 22 de dezembro, às 18h00, é chegada a vez de a Banda Musical da Póvoa de Varzim subir ao palco para celebrar a época festiva com um concerto de gala e os bilhetes já se encontram à venda no Cine-Teatro Garrett por 5€, para público, e por 3,50€, para sócios.

E como o Natal é uma temporada de solidariedade, não se esqueça de marcar presença no espetáculo “A Fábrica”, promovido pela Pathos Teatro em dose dupla, a 20 e 21 de dezembro, no Auditório Municipal. Os bilhetes custam 5€ e metade do valor reverte para a Casa do Regaço.

Faça parte desta comemoração familiar e celebre um Natal de magia e fantasia. Feliz Natal, Póvoa de Varzim!