A sessão decorreu em frente à sede da associação, no Porto de Pesca, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

Marcelo Rebelo de Sousa começou por lembrar que quando esteve na Póvoa de Varzim, no passado mês de fevereiro, anunciou a decisão de “galardoar uma instituição que tem servido esta terra, esta gente e o país. E prometi aqui regressar para entregar a insígnia. É isso que faço hoje. Aquilo que disse na altura repito nesta ocasião: os portugueses estão gratos àqueles que a nível pessoal e de instituição sabem cuidar, não apenas nas horas fáceis mas nas horas muito difíceis e ao longo de muitos anos, dos que dão o seu melhor e se sacrificam pela comunidade”.

O Presidente da República reiterou que “isso merece ser reconhecido, merece ser agradecido e merece ser condecorado. Por isso, vim aqui hoje entregar essa insígnia. Naturalmente que não posso entregá-la a todos os que fazem parte desta instituição e por isso entregarei àqueles que a representam. Mas entrego ao mesmo tempo um louvor a todos aqueles que serviram e servem esta associação, a a todos aqueles que ao longo de muito, muito tempo deram a sua vida, o seu labor, a dedicação pessoal, a dedicação das famílias ao serviço de todos nós”.

José Festas agradeceu a presença de todos na cerimónia e transmitiu que era com a maior alegria que a associação que representa recebe a título de Membro Honorário da Ordem de Mérito a medalha.

Dirigindo-se a Marcelo Rebelo de Sousa, José Festas disse: “em nome de todos os pescadores que fazem parte da Pró-Maior, muito obrigada Senhor Presidente por reconhecer o trabalho que temos vindo a fazer. Esta distinção deixa-nos muito contentes mas também nos dá uma responsabilidade muito maior, uma vez que no futuro temos que continuar a ser dignos da honra que hoje nos dá”.