Com a colaboração do Targa Clube e um dos seus dirigentes históricos, Fernando Baptista, a conversa decorreu em ambiente descontraído, entre amigos que avivaram memórias dos rallies que marcaram 27 anos de história na Póvoa de Varzim.

O jornalista António Catarino moderou a conversa com pilotos vencedores dos rallies organizados na Póvoa de Varzim: Mário Silva, António Rodrigues, Manuel Mello Breyner (atualmente o Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting – FPAK), Joaquim Moutinho, José Miguel, Fernando Peres, Ricardo Caldeira (navegador), Adruzilo Lopes e Armindo Araújo. Também participou da tertúlia Fernando Baptista, do Targa Clube, como organizador dos rallies realizados na Póvoa de Varzim, inicialmente ainda como Rallie James (1979), depois com o patrocínio da Sopete e, mais tarde, do Casino da Póvoa.

O vereador da Cultura, Luís Diamantino, foi o anfitrião da noite, sublinhando que o Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim tem realizado nos últimos tempos “algumas iniciativas deste género para avivar memórias, o que é muito importante”. Os rallies, continuou o vereador, “marcaram muito as memórias de muita gente, poveiros e não só”.

O autarca enalteceu o trabalho do Targa Clube na nossa cidade, em especial o trabalho do carismático Fernando Baptista, “um homem de emoções, que vive a vida e todos os projetos a que se entrega por inteiro. E nos rallies também era assim, a toda a velocidade”. Luís Diamantino agradeceu também a todos os convidados da tertúlia, alguns deles vindos de Lisboa, que vieram à Póvoa de Varzim apenas pela amizade e respeito que têm para com o Targa Clube e para com a nossa cidade, “não vieram ganhar nada, mas já são campeões apenas por terem vindo”, frisou.

Os convidados partilharam muitas das experiências vividas na Póvoa de Varzim e nos rallies aqui organizados, de onde saíram, algumas vezes, vencedores. Peripécias, emoções, o relacionamento entre pilotos e equipas técnicas, o entendimento com os navegadores, as melhorias nos carros, as fiscalizações, as condições climatéricas desfavoráveis, a perícia ou no asfalto ou em terra, a segurança, a velocidade, as desclassificações na secretaria, foram as peças de uma máquina afinada que é a memória coletiva destas pessoas ligadas ao automobilismo e aos gloriosos tempos dos rallies na Póvoa de Varzim.

Veja a fotogaleria.