A visita teve como objetivo avaliar o projeto “PVPL – Póvoa de Varzim Potencia Literacias”, dinamizado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência português, numa operação integrada de intervenção em comunidades desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto. Um projeto que, nas palavras da Ministra, ajuda “na ligação entre gerações, através de uma sociedade que não esqueça os mais velhos e não abandone as suas famílias, e no constante apoio aos migrantes, formando-os e integrando-os através da cultura”.

Na sua intervenção, Luís Diamantino lembrou que Portugal “sempre foi um país habituado a receber bem” e se, no passado, fomos conhecidos pela emigração, hoje em dia “chegou a nossa vez de receber” e capacitar os migrantes, que “são muito necessários para a nossa comunidade” e para o reforço do nosso tecido social.

Nesse sentido, o Vice-Presidente da Câmara Municipal destacou a importância deste projeto inclusivo que potencia “competências na área da escrita, da leitura, da literacia digital” e dota os cidadãos de mais recursos e ferramentas, com o objetivo de promover a literacia junto das comunidades seniores e a contínua integração capacitada de migrantes.

A Ministra da Presidência e o Secretário de Estado do Planeamento foram recebidos com uma atuação do grupo Coral do Centro Ocupacional de Aver-o-Mar, a que se seguiu uma breve exposição sobre as Siglas Poveiras e a criação por parte dos utentes sua própria sigla em papel e de um enfeite/símbolo natalício executado em massa modelar para pendurar na árvore de Natal do COA.

FOTOGALERIA