O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, acompanhou o Ministro nesta visita que decorreu em Aguçadoura. O autarca afirmou que uma das vantagens de servir o Município há quase três décadas é poder acompanhar o desenvolvimento dos vários projetos do concelho: “assisti à instalação do Windfloat e, de repente, deixámos de ter notícias e as pessoas questionam-se sobre a utilidade daquela infraestrutura instalada em plena duna primária e sobre o seu futuro”. De facto, o projeto que trouxe o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a Aguçadoura está relacionado com aquele que foi o primeiro protótipo de uma turbina eólica para criação de energia renovável. Assente numa plataforma flutuante offshore, o dispositivo está localizado a uma distância de seis quilómetros da orla litoral, numa profundidade de 50 metros.

Para Aires Pereira, “é sempre positivo para o Município estar ligado a áreas tão importantes como são a inovação e o desenvolvimento da economia circular. Esta é uma preocupação de todos, criar alternativas à economia linear. Temos a obrigação de investir nestas áreas para que a vida continue no nosso planeta. Utilizando recursos naturais (ondas, vento, temperatura) estamos a caminhar no sentido da sobrevivência”. Por estes motivos, o edil garantiu disponibilidade total para cooperar com esta nova ideia (ACT – Aguçadoura Ocean Lab for Future Technologies) e afirmou que o Município será um elemento facilitador e um parceiro do projeto.

O Ministro Manuel Heitor manifestou a sua disponibilidade para mobilizar atores não só portugueses como de outros países europeus.

ACT – Aguçadoura Ocean Lab for Future Technologies está a ser pensado pela empresa WavEC. Fundada em 2003 com o nome de Centro de Energia das Ondas, uma associação privada sem fins lucrativos, com o objetivo de promover o desenvolvimento da energia das ondas e de apoiar empresas e centros de investigação nesta área, através de suporte técnico e de políticas estratégicas, o WavEC alterou o seu nome para WavEC Offshore Renewables em 2013. Definiu como missão desenvolver a energia renovável offshore através da criação e transferência de conhecimento, inovação e disseminação. Mais recentemente alargou o seu âmbito de atividade à aquacultura offshore e projetos de engenharia nos oceanos.

Com o ACT – Aguçadoura Ocean Lab for Future Technologies irá estar a desenvolver-se energia através do vento e das ondas, aquacultura offshore, robótica, comunicação espaço-oceano, armazenamento de energia debaixo de água.