Depois de percorrerem o Passeio Alegre e Rua da Junqueira a anunciarem o evento, que se realizou entre 31 de agosto e 01 de setembro, sexta a domingo, o grupo de animação da Feira recriou momentos próprios da época Medieval, cativando a atenção das várias centenas de pessoas que se foram juntando na Praça do Almada, “sala de visitas da cidade”.

Macedo Viera enalteceu o trabalho de parceria que, nos últimos anos, tem sido desenvolvido pela Câmara Municipal e a Associação Velha Lamparina no sentido de implementarem e consolidarem uma iniciativa que muito contribui para aumentar o conhecimento, sobretudo dos mais jovens, que aqui podem contactar com costumes e vivências de outras épocas, recebendo desta forma descontraída uma aula de “história ao vivo”.

Para Macedo Vieira, a Feira Medieval contribui, também, para aumentar o fluxo turístico na cidade e para dinamizar a Praça do Almada, uma vez que, como referiu, “os lugares, se não tiverem pessoas, tornam-se desertos”. O Presidente da Câmara convidou as pessoas a visitarem a Feira e a divertirem-se naqueles que, para muitos, seriam os seus últimos dias de férias do ano.

Para conhecimento de todos, o “cavaleiro” anunciou várias “regras da Feira”, tais como: “ quem for apanhado a roubar ser-lhe-á cortada a mão direita” ou “os homens não podem beber após a meia-noite… exceto os cavaleiros”, entre outras.

A inauguração da Feira Medieval prosseguiu com um jantar muito animado, em que participaram cerca de oitenta pessoas.